quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Estratégias de Marketing

Marketing
Processo de planeamento de execução e concepção do produto, comunicação, distribuição e pricing, que podem ser de ideias, bens ou serviço de modo a possibilitar as trocas que satisfaçam objectivos dos intervenientes do processo.

Estratégia
Conhecer as necessidades dos consumidores adequar as marcas a essas necessidades numa óptica de rentabilização de resultado.
 Dar ao consumidor o que ele quer.

Estratégias de Marketing
1. Definição de objectivos de marketing
2. Público-alvo de marketing (todos os que são susceptíveis de comprar o nosso produto)
3. Marketing Mix
4. Orçamento de Marketing (engloba a comunicação e todos os outros custos)
5. Calendarização

METODOLOGIA DE TRATAMENTO DE UMA REDE PERT

O PERT é uma representação gráfica de um programa na qual se apresenta a sequência lógica da interdependência das actividades, tendo por fim alcançar um determinado objectivo.

1.Elaborar uma lista das actividades significativas do programa;

2.Elaborar uma lista de restrições( estabelecer a interdependência das várias actividades);

3.Desenhar a rede ( o comprimento dos arcos é independente da duração das actividade – a rede é um esquema lógico);

4. Numerar os acontecimentos da rede;

5. Estimar ou calcular o tempo da duração das actividades;

6.Calcular as datas« mais cedo » e determinar o prazo de execução do programa;

7. Procurar o caminho critico e utilizar uma das três soluções possíveis:
-encurtar a duração de certas actividades criticas, mas não esquecendo a necessidade de utilizar mais recursos.
-decompor determinadas actividades em tarefas mais elementares.
-mudar se possível a lógica de trabalho.

8.Refazer o cálculo das datas ( mais cedo ), com as novas durações e determinar o novo prazo de execução do programa. Se ele não nos servir, recalcularemos o caminho critico até chegarmos ao momento em que, estando feitas todas as reduções, poderemos chegar a um prazo inferior, igual ao superior ao que nos foi imposto. Neste último caso, é necessário reformular todo o trabalho.

9.Caso o prazo final esteja em conformidade com o tempo imposto, teremos que calcular os restantes itens:

• As datas «mais tarde» ;
• As folgas totais;
• O caminho critico;
• As restantes folgas;
• Desenhar o cronograma;
• Actualizar a rede e o cronograma;

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Técnicas de Comunicação

Publicidade – Técnica de comunicação de massas, destinada a um público específico e que é especialmente paga e utilizada com o objectivo de dar a conhecer e valorizar uma Marca (Produto, Serviço ou Instituição), contribuindo para a sua experimentação, consumo, adesão, fidelização, utilização ou apoio.

Relações Públicas – Esforço deliberado, planeado e continuado para estabelecer e manter o entendimento mútuo entre uma Organização e os seus Públicos. (Instituto Britânico de RP).

Marketing Directo – Sistema interactivo de Marketing que utiliza um ou mais meios de comunicação para efectuar uma resposta e/ou transacção quantificável. Método pelo qual as empresas estabelecem uma relação directa e duradoura com os seus consumidores.

Promoções – Forma directa de persuasão mais baseada em incentivos externos do que em benefícios da Marca e que é designada para estimular imediatamente a compra e avançar com as vendas.

Merchandising – Conjunto de estudos e técnicas de aplicação, utilizadas separadamente por fabricantes e distribuidores, com a finalidade de aumentar a rentabilidade do ponto de venda e o escoamento dos produtos, através da adaptação permanente do sortido às necessidades do mercado e apresentação apropriada das mercadorias.

Mecenato – Forma de apoiar actividades ou projectos que não funcionam segundo uma lógica de mercado, ou seja, em que a aplicação de um preço que os consumidores estejam dispostos a pagar pelos bens e serviços prestados não é suficiente para cobrir os custos de os produzir.

Patrocínio – Técnica de comunicação que permite a uma empresa associar-se a uma operação desportiva ou cultural, provocando um impacto sobre a notoriedade e imagem e um efeito sobre as vendas.

Eventos – Acontecimentos de carácter cultural e de entretenimento que cumprem um objectivo específico de apresentação, demonstração ou partilha de informação com um público-alvo específico (líderes de opinião, consumidores, especialistas, ...).

Feiras– Acontecimentos de carácter comercial que visam a apresentação de inovações e a partilha de visões de negócio de uma mesma Categoria de Produto entre os vários intervenientes no processo de Marketing.

domingo, 2 de novembro de 2008

Estágios

O desejo de um óptimo estágio a todos os alunos da E.C.L e em particular aos meus alunos das turmas do 1AOE; 3AM; 1AVI.
Não tenham receio de fazer perguntas, e se possivel sempre com um sorriso nos lábios :)
Have Fun