segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

2AOE - Defina Inteligência Emocional. ( Data limite 06-01-10 )

12 comentários:

Anônimo disse...

A Inteligência Emocional traduz-se na nossa capacidade de:
Nos relacionarmos de forma assertiva e positiva com as pessoas.
Termos pensamento positivo mesmo nas adversidades
Termos persistência na concretização dos nossos objectivos.
Caracteriza a maneira como as pessoas lidam com as suas emoções e com as das outras pessoas.
Isto implica auto consciência, motivação, persistência, empatia e entendimento e características sociais como
persuasão, cooperação, negociação e liderança.
Competências – “conjunto de conhecimentos, habilidades e
comportamentos que agregam valor ao negócio”. Um bom desempenho é inteligência emocional no seu melhor.
As emoções são positivadas e alinhadas
com a tarefa em mãos. Mas será o conjunto
das competências pessoais (puramente técnicas + cognitivas + IE) que produzirá um desempenho excepcional.

Ana Pereira nº 1983 2AOE

Anônimo disse...

Inteligência Emocional é um conceito que descreve a capacidade de reconhecer os nossos próprios sentimentos e os dos outros, assim como saber gerir bem as emoções dentro de nós.

Inteligência Emocional é a capacidade de perceber e exprimir a emoção,
assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber
regulá-la em si próprio e nos outros.

Marta Costa :D

Anônimo disse...

Inteligência Emocional é um termo utilizado em Psicologia para designar a inteligência que envolve habilidades para manipular as emoções, tornando-as coadjuvantes no processo de crescimento interno. Com a aplicação da Inteligência Emocional, as emoções dispersas, descontroladas e geralmente maléficas, podem ser analisadas, controladas e direccionadas para o desenvolvimento de pessoas e grupos. É também um tipo de inteligência que envolve as habilidades para perceber, entender e influenciar as emoções.
De nada adianta a capacidade mental e o conhecimento técnico se não sabemos como lidar com as informações, com as pessoas e com a vida. É aí que entra a Inteligência Emocional.


João Barros

Anônimo disse...

Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.


Sara Pereira nº1991 2 A/OE

Anônimo disse...

A inteligência emocional é um tipo de inteligência que envolve as emoções voltadas em prol de si mesmo. Para que um indivíduo tenha um bom desempenho necessita de inteligência intelectual, flexibilidade mental, objectivos traçados, equilíbrio emocional e determinação. Adquirindo a capacidade de se auto-conhecer, lidando com os sentimentos, controlando-os, administrando as emoções, levando-as a serem influenciadas pelos objectivos, relacionando-se e observando o emocional de outras pessoas.

As emoções muitas vezes influenciam as pessoas nas suas decisões e isso significa que esta se mantém positivamente activa já que colabora com o amplo e global crescimento do indivíduo. Pode ser desenvolvida positivamente já que possui tanta influência sobre as pessoas através das observações e avaliações do próprio comportamento e sentimento, ocultando sentimentos como raiva, desânimo, frustação e substituindo-os por bom-humor, entusiasmo e positivismo.


Ana Cavaco nº2112 2ºA/OE

Anônimo disse...

Inteligência Emocional envolve a capacidade de identificar os nossos sentimentos e dos outros, assim como lidar com eles, ou seja, perceber, entender e controlar as emoções.

Todos os sentimentos têm o seu valor e significado. Controlar as emoções é a chave para o bem estar emocional.

Puja Dangi nº2124 2ºA/OE

Anônimo disse...

Inteligência emocional define-se como uma capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar pois este tipo de inteligência ainda têm a capacidade de identificar e avaliar os próprios sentimentos e os dos outros.

Inteligência emocional é um tipo de inteligência que envolve a interpretação das emoções, a motivação, o saber gerir e o conseguir exprimir as emoções.

Sofia Ferreira Nº2125 2ºA/OE

Unknown disse...

inteligência emocional é um tipo de inteligência que envolve as habilidades para perceber, entender e influenciar as emoções. Inteligências emocionais, chamadas também EI é medida freqüentemente como um Quociente de inteligência Emocional ou um QE emocional, descrevem uma habilidade, uma capacidade, ou uma habilidade de percebe, para avaliar, e controlar as emoções de si mesmo, de outro, e dos grupos.

Carlos Santos

Unknown disse...

Inteligência Emocional é a capacidade de identificar os nossos sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de mostrarmos a terceiros que estamos motivados e os queremos motivados, de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos com quem nos rodeia.
Inteligência Emocional também é a capacidade de perceber e exprimir emoções, assimilá-la a pensamentos, compreender e pensar com ela, e saber regulá-la em si nós e nos que nos rodeiam.
É também a capacidade de nos adaptarmos ao meio em que estamos.


Hugo Franco nº2117

João Ventura disse...

A inteligência emocional (IE) representa a capacidade para conciliar emoções e razão: usar as emoções para facilitar a razão, e raciocinar inteligentemente acerca das emoções.
Inclui características como a consciência das emoções próprias e dos outros; a empatia; o conhecimento das causas e das consequências das emoções; a reparação de estados de espírito negativos; a gestão das emoções próprias e dos outros.


Líderes com elevados níveis de IE podem criar climas onde imperam a partilha, a confiança, níveis saudáveis de tomada de risco e uma aprendizagem proveitosa. Ao contrário, baixos níveis de IE produzem medo, ansiedade, inibição de arriscar, resistência à partilha de conhecimentos e experiência. Quando um líder está sob estados de espírito positivos, as pessoas em seu redor tendem a encarar a envolvente de um modo também positivo - tornando-se mais optimistas acerca do alcance dos objectivos, mais criativas, mais eficientes na tomada de decisão, e mais predispostas para ajudar os restantes membros organizacionais. Ocorre, então, uma espécie de liderança ressonante: os estados de espírito dos líderes repercutem-se nos seus colaboradores e no desempenho do grupo ou organização.

Líderes com boas competências de IE podem transformar-se em manipuladores natos e criar danos nos seguidores e nas organizações.
Características como a integridade e as competências técnicas e conceptuais são também essenciais. Acresce que pessoas emocionalmente inteligentes não suscitam necessariamente organizações e grupos emocionalmente mais capazes. Uma organização repleta de indivíduos emocionalmente inteligentes pode mesmo dar origem a uma organização deficitária em capacidade emocional.

Conclui assim que se quisermos desenvolver a nossa IE, não podemos acreditar em receitas milagrosas. É necessário esforço, quer se seja ou não líder. Não podemos esqueçer que: os colaboradores também necessitam de saber gerir os seus líderes!

Anônimo disse...

Inteligência Emocional, é um conjunto de habilidades e competências e que para atingir a excelência no trabalho. Está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.

Através da Inteligência emocional, perceberemos a lógica das emoções, o poder dos símbolos, a expansão da consciência e o desprendimento. Focalizaremos no abstracto, eliminaremos hábitos e pensamentos inúteis, raivas, medos, ressentimentos, obsessões e expectativas não inteligentes.


Angelo Andrade 2114 2º A/OE

Anônimo disse...

É importante sermos emocionalmente inteligentes, isto é ter capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e gerir bem as emoções que ocorrem dentro de nós e dos nossos relacionamentos. Esta inteligência tradu-ze em termos persistência na concretização dos nossos objectivos, positivismo mesmo em situações adversas, relacionamentos assertivos e transparentes.
Esta caracteriza a maneira como as pessoas lidam com as suas
emoções e com as das outras pessoas. Isto implica autoconsciência, motivação, persistência,
empatia e entendimento e características sociais como
persuasão, cooperação, negociação e liderança.É essencial pôr a inteligência emocional ao serviço
de uma meta, de um objectivo.
A capacidade de auto-motivação
permite desempenhos excepcionais,
aumentando a produtividade e a eficácia. Uma organização emocionalmente inteligente.Consegue o compromisso sincero das pessoas em
relação a objectivos e metas individuais, e de grupo, acima de tudo, motivar as pessoas, elevando a sua auto-estima e o seu sentimento de realização. Fazer intencionalmente com que as emoções trabalhem a
nosso favor, usando-as como um apoio ao comportamento e
raciocínio, de forma a aperfeiçoar os seus resultados.

Bruno Sousa