quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Relação com os meios de comunicação | Entrevistas




Mesmo quem tem muita experiência em falar em público deve ter presente que conceder uma entrevista através de um meio de comunicação é diferente e requer preparação.


No caso do telefone e da rádio (meios de comunicação sonoros) fala-se para uma audiência que não se vê e que não visualiza quem comunica. Na televisão (audiovisual), fala-se para o público que observa quem fala, mas quem intervém desconhece o receptor.



a) Entrevista | Telefone


- Acontece, por exemplo, quando se solicita a consulta de uma determinada pessoa com experiência e notoriedade, numa determinada área.


- Pode decorrer em simultâneo com um programa televisivo ou na rádio, em directo.


- O entrevistador pode ou não ter um guião com as questões centrais que pretende apresentar ao entrevistado.


- Quem responde, além de dominar inteiramente o assunto, deve ser cauteloso na estruturação das respostas.


b) Entrevista | Rádio


- É um meio de comunicação frio, onde não existe imagem, não se visualizando o rosto de quem fala, nem a respectiva expressão.


- A voz e as palavras escolhidas são fundamentais. É através desta que se percepciona a personalidade do entrevistado, bem como as suas ideias e se constrói uma imagem sobre essa pessoa (caso não seja anteriormente conhecida). O olhar, os gestos, a própria postura e imagem da pessoa não são relevantes.


- Acontece num estúdio, numa cabine de gravação, num espaço que disponha de microfones, auriculares e demais equipamentos necessários.


- Este tipo de entrevista pode ser individual ou colectiva onde participam normalmente um locutor, um moderador ou um jornalista.


c) Entrevista | Televisão


- Comunicar para uma câmara de televisão exige segurança, naturalidade, clareza na expressão verbal, simplicidade e não deve faltar a cortesia.


- O sorriso é imprescindível, porém os gestos devem ser moderados.


- A imagem visual que se projecta tem um grande impacto, pelo que o cabelo, o rosto, as mãos, assim como a restante indumentária não podem ser esquecidos. Deve optar-se por peças de vestuário elegantes e, preferencialmente, sem padrões - quadradinhos, espinhados, riscas grossas, padrões florais… Integram, ainda, a lista do que não é aconselhado todo o tipo de brilhos e acessórios que se movimentam enquanto se fala, nomeadamente perto do microfone. Além de causar distracção, produz ruídos. Em termos de cores estas devem ser sóbrias como o cinzento, o azul, evitando-se por exemplo o vermelho e o branco.


- Convém, anteriormente, fazer uma visita ao espaço para se inteirar sobre este e para ter uma ideia do cenário. Este ponto pode ter maior ou menor impacto/relevância para o entrevistado se o programa for emitido em directo (quando é gravado existe a possibilidade de acertar pequenos erros).


- Caso desconheça o programa e o estilo converse previamente com o entrevistador, ajuda a criar empatia, a perceber a sua maneira de ser e estar, o que favorecerá a condução da entrevista e a ter uma ideia dos desafios pelos quais se vai passar.

Fonte:protocolo.pt
Susana de Salazar Casanova

Nenhum comentário: