Este blog serve essencialmente para partilhar as diversificadas temáticas que vão sendo discutidas e debatidas em aula. Servirá também para lançar algumas discussões, opiniões e alguns desafios a quem partilha o mesmo "mundo" da comunicação e do marketing que eu.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
2AOE - GPE
O acto de administar envolve actividade de: 1- Planeamento 2- Organização 3- Liderança 4- Controlo
O Acto de administrar passa por interpretar os objectivos propostos pela organização e transformá-los em acção organizacional através de Planeamento, Organização, Liderança e Controlo, todos estes esforços realizados em todas as áreas e a todos os níveis da organização, a fim de alcançar objectivos de maneira adequada a situação. O Planeamento tem uma função, totalmente voltada para o futuro tendo assim algum tipo de controlo, são colocadas actividades como a elaboração de previsões, definição de objectivos, programação, orçamentação e a definição de políticas e procedimentos a ter no Evento e em todo o projecto. A Organização, tem como actividades as de definição de toda a estrutura são criadas unidades orgânicas, para desempenhar as diversas finalidades/funções a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades. A Liderança é alcançada quando existe a capacidade de influenciar um grupo na direcção pretendida ou para os objectivos estabelecidos. Um líder deve influenciar, motivar e habilitar outros a contribuírem para a eficácia e sucesso da organização de qualquer evento. Controlo, está intimamente associado ao Planeamento, a este cabe definir objectivos a atingir, assim como as actividades de estabelecer padrões de desempenho, manter registos de processos e resultados alcançados, certificando se que todos os processos sejam concluídos com êxito, avaliando resultados e estabelecendo assim medidas correctivas se necessárias.
Planear, Organizar, Liderar e Controlar consistem em quatro vertentes de administrar qualquer actividade. Para tal é necessário saber gerir, governar e sobretudo reger negócios. Administração é o processo de tomar decisões sobre vários objectivos e utilização de recursos.
Planeamento
O Planeamento consiste em estabelecer o caminho que a organização quer percorrer no futuro, através de estratégias e tácticas, ou seja, o planeamento pressupõe que se determinem os meios mais indicados, para que se atinjam os fins previamente definidos. O Planeamento baseia-se, no fundo, nas decisões tomadas pela empresa e para que as metas e os resultados sejam alcançados.
Organização
A Organização é uma das vertentes na acção de administrar uma actividade, pois consiste numa série de elementos preparados para funcionar de forma coordenada e controlada, para agir em direcção aos objectivos determinados.
Liderança
A Liderança está relacionada com as competências da comunicação, de transmissão de ideias e principalmente com a obtenção de determinados objectivos específicos. Um líder terá de: ser motivado, optimista, determinado, um bom comunicador e especialmente ter um grande sentido de humor.
Controlo
As funções de controlo estão directamente relacionadas com as funções de planeamento pois, são mecanismos que verificam e avaliam os desvios face aos objectivos estipulados.
Planeamento, Organização, Liderança e Controlo são ferramentas administrativas, que permitem conduzir uma empresa ou um evento de forma alcançar objectivos com um bom resultado e da melhor forma possível.
Planeamento pretende identificar os caminhos para o futuro. Os gestores determinam planos, organização de acções, soluções, propostas, etc, para a empresa alcançar objectivos definidos. Estes resultam do planeamento estratégico, que se trata de orientar as decisões de acções estruturadas para projectos.
Organização é formado por um conjunto de pessoas que conduzem e coordenam actividades, de forma orientar um objectivo comum.
Liderança está relacionada com um grupo de pessoas com motivação, objectivos, criatividade, comunicação, saber gerir, desenvolver, disciplina, responsabilidade, etc. Liderar não é simples, um líder é aquele que conduz o grupo de uma forma organizada e responsável, com competências de elogiar os trabalhos dos outros, criticar e principalmente de saber motivar.
Controlo é um processo que consiste em avaliar e controlar as actividades planeadas.
A actividade administrativa é constiruída por quatro pilares, tais como: liderar, organizar, planear e controlar. Com isto concluí-se que o processo administrativo é onde sao tomadas as chamadas "decisões" em prol de algo. Liderar é um processo de condução de um gupo de pessoas(conjunto), transformados numa equipa que gera resultados com un determinado fim. Para se ser um lider tem de se ter a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de uma forma positiva e ética, para que assim contribuam voluntariamente com entusiasmo a fim de alcançarem os objectivos da equipa ou de uma organização. Organizar é uma actividade que por norma se aplica a um conjunto ou organismo. dispoem as actividades de uma forma metódica(adequada) para atingir um fim. Planear consiste na elaboração de um plano ou projecto através de estratégias e tácticas. Planeamento define-se assim como as decisões tomadas por uma instituíção/departamento para alcançar(ou superar) os resultados esperados. Controlo está relacionado directamente com o planeamento, estes sao métodos ou mecanismos que avaliam todo um projecto com base nos abjectivos establecidos
Planeamento, sem ele o acto de administrar seria um fracasso assim bem como a liderança que sem ela o administrador não teria voz, credibilidade perante os seus colaboradores. Organização é essencial para que a função de organizar correr dentro dos conformes e dos respectivos “taimings”, já no que toca ao controlo é evidente que sem ele todo este processo poderá falhar.
A Administração seja ela uma arte, uma ciência, ou ambas, é praticada o tempo todo no dia-a-dia. Sabe-se que a Administração obteve diversos enfoques e visões diferentes através do tempo, contudo, apesar dos diferentes tratamentos da Administração pelo tempo, ela permanece como forma de aprimorar os meios para atingir os melhores fins. Seja através da arte, da racionalização ou do uso de ambos, a Administração propõe o desenvolvimento da melhor forma de agir para obter os resultados esperados. O Planeamento centra-se no futuro. É o processo através do qual a gestão de topo, idealmente com a colaboração dos gestores dos outros níveis, define os propósitos globais da organização, a missão, os objectivos estratégicos e a forma de os alcançar. O resultado da função planeamento é um Plano Estratégico. Em sentido geral organização é o modo como se organiza um sistema. É a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar objectos, documentos e informações. Em Administração, organização tem dois sentidos: Combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos colectivos. Exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. As organizações são compostas de estrutura física, tecnológica e pessoas. Modo como foi estruturado, dividido e sequenciado o trabalho. Liderança está relacionada com um grupo de pessoas com motivação, objectivos, criatividade, comunicação, saber gerir, desenvolver, disciplina, responsabilidade, etc. Liderar não é simples, um líder é aquele que conduz o grupo de uma forma organizada e responsável, com competências de elogiar os trabalhos dos outros, criticar e principalmente de saber motivar. As funções de controlo estão directamente relacionadas com as funções de planeamento pois, são mecanismos que verificam e avaliam os desvios face aos objectivos estipulados.
O Acto de administrar consiste em quatro vertentes tais como : Liderar, Organizar, Planear e Controlar, estas vertentes premitem assim alcançar os objectivos da melhor forma possível.
Liderança consiste num processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipa que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que alcançem os objetivos da equipa e da organização.
Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos para assim tornar-se possível alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.
Planear é conceber um futuro desejado e os meios para ai chegar, o mais importante no planeamento não é relização de um plano mas sim do espirtio que se cria,e a motivação. O planeamento é a actividade que visa antissipadamente uma decisão, como, quando e onde serão realizados, por quem e quais os meios a utilizar.
Controlo está directamente relacionado com o planeamento pois consiste em avaliar e controlar as actividades planeadas.
A coesão do planeamento, organização, liderança e controlo tem o papel fulcral para o sucesso de um projecto ou uma empresa, na medida em que a deficiência de uma destas actividades pode provocar o fracasso na administração e por conseguinte haverá um risco de não atingir os objectivos: -Não se pode tratar isoladamente o planeamento,sem entrar no processo estratégico, contribuindo assim de forma mais eficaz com a gestão dos administradores na obtenção dos seus resultados, prevendo alguns pontos como o que será, como será, a previsão de tempo e os intervenientes. E por outro lado permite ao administrador tomar medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades. Na organização, depois dos objectivos estarem traçados, é necessário distribuir tarefas aos intervenientes e adequar aos recursos disponíveis e o que é necessário para a realização das tarefas. Por isso organizar tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas para facilitar a realização dos objectivos. No acto de liderar o administrador tem como papel motivar e estar o mais “perto” possível dos colaboradores, com os objectivos de os influenciar os colaboradores a darem o melhor para a realização dos objectivos com sucesso e apoiar e encorajar perante os desafios. No fim de todas as outras actividades é preciso que haja um acompanhamento do projecto/evento, com os propósitos de garantir que seja executado aquilo que foi planeado e de encontrar soluções para possíveis falhas que aparecerão durante durante a execução do mesmo.
Administrar é um conjunto de sucessivos processos, cada um com a sua importância sendo que todos tem que obter resultados positivos e eficazes. Tais como:
O planeamento em que os dados tem de ter por base factores reais, sendo que é desta fase que irá resultar grande parte do processo da administração feita pela empresa, terá de existir obrigatoriamente um planeamento cuidado e o mais rigoroso possível. Um bom planeamento ajuda a que possamos gastar o nosso tempo de forma mais útil. É o processo através do qual a administração de topo, idealmente com a colaboração dos gestores dos outros níveis, define os propósitos globais da organização, a missão, os objectivos estratégicos e a forma de os alcançar. Qualquer falha enquanto a fase de planeamento poderá levar a graves problemas na administração da empresa.
A liderança exercida por uma ou mais pessoas têm que ter a força de saber motivar, inspirar, reconhecer e recompensar bem como planear e organizar, resolver problemas, consultar as pessoas e saber apurar responsabilidades. Liderança é:
“...capacidade de um indivíduo para influenciar, motivar e habilitar outros a contribuírem para a eficácia e sucesso das organizações de que são membros...”
Sem uma boa organização, na qual as tarefas e as responsabilidades sejam racionalmente distribuídas, as empresas funcionam mal e consequentemente não dão lucro. Por outro lado, é fundamental que todos na empresa estejam conscientes dos objectivos de Marketing.
Isto significa que todo o contacto estabelecido com os clientes, tanto pelo meio de publicidade, como por contacto pessoal ou qualquer outro meio, deve transmitir uma única imagem sobre a empresa e o produto. Por exemplo, se uma empresa deseja transmitir uma imagem de qualidade nos serviços prestados, não adianta falar disso apenas na publicidade. Tem que garantir meios para que o consumidor comprove essa promessa.
E o Controlo que tem assumido, nos últimos anos, um papel progressivamente relevante na gestão empresarial, com destaque para a vertente da gestão, medição e monitorização da performance. De um controlo de gestão eminentemente financeiro, evoluiu-se para um controlo de gestão estratégico, operacional e financeiro.
Esta relevância encontra justificação na complexidade dos problemas de gestão, quer a nível interno quer a nível do meio ambiente, e na necessidade de melhorar continuamente o desempenho e de optimizar resultados.
Daqui resulta uma maior necessidade de descentralização de poderes e responsabilidades para a concretização da visão estratégica definida, a fim de melhorar a eficiência e eficácia da empresa. Por outro lado, a descentralização exige uma maior coordenação global dos recursos económico-financeiros, materiais, humanos e de informação.
Como só pode ser melhorado o que pode ser medido, torna-se imprescindível implementar um sistema que meça o desempenho global, por área de negócio, produto, cliente, canal de distribuição, responsável, ou seja, por segmento.
O acto de administrar consiste em planear, organizar, liderar e controlar.
Planear é a actividade que visa antecipadamente uma decisão, sobre determinados empreendimentos, como, quando e onde serão realizados, por quem e quais os meios a utilizar. Este consiste em desenvolver acções do presente, de modo a obter o futuro desejado.
Organizar é o processo de reunir recursos físicos e humanos essenciais para a execução de um fim planeado.
Liderar é desenvolver a visão do que é possível e ser capaz de inspirar outros a ajudá-lo a realizar uma determinada tarefa planeada para alcançar o objectivo/missão de uma organização.
Controlar é o dever de um lider ou de um conjunto de recursos humanos para inspeccionar, avaliar, verificar, vigiar determinadas tarefas realizadas por uma organização para que sejam executadas da melhor forma, de modo a concretizar o grande objectivo.
10 comentários:
O Acto de administrar passa por interpretar os objectivos propostos pela organização e transformá-los em acção organizacional através de
Planeamento, Organização, Liderança e Controlo, todos estes esforços realizados em todas as áreas e a todos os níveis da organização, a fim de alcançar objectivos de maneira adequada a situação.
O Planeamento tem uma função, totalmente voltada para o futuro tendo assim algum tipo de controlo, são colocadas actividades como a elaboração de previsões, definição de objectivos,
programação, orçamentação e a definição de políticas e procedimentos a ter no Evento e em todo o projecto.
A Organização, tem como actividades as de definição de toda a estrutura são criadas unidades orgânicas, para desempenhar as diversas finalidades/funções a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades.
A Liderança é alcançada quando existe a capacidade de influenciar um grupo na direcção pretendida ou para os objectivos estabelecidos. Um líder deve influenciar, motivar e habilitar outros a contribuírem para a eficácia e sucesso da organização de qualquer evento.
Controlo, está intimamente associado ao Planeamento, a este cabe definir objectivos a atingir, assim como as actividades de estabelecer padrões de desempenho, manter registos de processos e resultados alcançados, certificando se que todos os processos sejam concluídos com êxito, avaliando resultados e estabelecendo assim medidas correctivas se necessárias.
Bruno Sousa 2º OE
Planear, Organizar, Liderar e Controlar consistem em quatro vertentes de administrar qualquer actividade. Para tal é necessário saber gerir, governar e sobretudo reger negócios. Administração é o processo de tomar decisões sobre vários objectivos e utilização de recursos.
Planeamento
O Planeamento consiste em estabelecer o caminho que a organização quer percorrer no futuro, através de estratégias e tácticas, ou seja, o planeamento pressupõe que se determinem os meios mais indicados, para que se atinjam os fins previamente definidos. O Planeamento baseia-se, no fundo, nas decisões tomadas pela empresa e para que as metas e os resultados sejam alcançados.
Organização
A Organização é uma das vertentes na acção de administrar uma actividade, pois consiste numa série de elementos preparados para funcionar de forma coordenada e controlada, para agir em direcção aos objectivos determinados.
Liderança
A Liderança está relacionada com as competências da comunicação, de transmissão de ideias e principalmente com a obtenção de determinados objectivos específicos.
Um líder terá de: ser motivado, optimista, determinado, um bom comunicador e especialmente ter um grande sentido de humor.
Controlo
As funções de controlo estão directamente relacionadas com as funções de planeamento pois, são mecanismos que verificam e avaliam os desvios face aos objectivos estipulados.
Bjs
Sofia Ferreira 2ºA/OE nº2125
Planeamento, Organização, Liderança e Controlo são ferramentas administrativas, que permitem conduzir uma empresa ou um evento de forma alcançar objectivos com um bom resultado e da melhor forma possível.
Planeamento pretende identificar os caminhos para o futuro. Os gestores determinam planos, organização de acções, soluções, propostas, etc, para a empresa alcançar objectivos definidos.
Estes resultam do planeamento estratégico, que se trata de orientar as decisões de acções estruturadas para projectos.
Organização é formado por um conjunto de pessoas que conduzem e coordenam actividades, de forma orientar um objectivo comum.
Liderança está relacionada com um grupo de pessoas com motivação, objectivos, criatividade, comunicação, saber gerir, desenvolver, disciplina, responsabilidade, etc.
Liderar não é simples, um líder é aquele que conduz o grupo de uma forma organizada e responsável, com competências de elogiar os trabalhos dos outros, criticar e principalmente de saber motivar.
Controlo é um processo que consiste em avaliar e controlar as actividades planeadas.
Puja Dangi 2ºA/OE
A actividade administrativa é constiruída por quatro pilares, tais como: liderar, organizar, planear e controlar.
Com isto concluí-se que o processo administrativo é onde sao tomadas as chamadas "decisões" em prol de algo.
Liderar é um processo de condução de um gupo de pessoas(conjunto), transformados numa equipa que gera resultados com un determinado fim. Para se ser um lider tem de se ter a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de uma forma positiva e ética, para que assim contribuam voluntariamente com entusiasmo a fim de alcançarem os objectivos da equipa ou de uma organização.
Organizar é uma actividade que por norma se aplica a um conjunto ou organismo. dispoem as actividades de uma forma metódica(adequada) para atingir um fim.
Planear consiste na elaboração de um plano ou projecto através de estratégias e tácticas. Planeamento define-se assim como as decisões tomadas por uma instituíção/departamento para alcançar(ou superar) os resultados esperados.
Controlo está relacionado directamente com o planeamento, estes sao métodos ou mecanismos que avaliam todo um projecto com base nos abjectivos establecidos
Mariana Pereira
Planeamento, sem ele o acto de administrar seria um fracasso assim bem como a liderança que sem ela o administrador não teria voz, credibilidade perante os seus colaboradores. Organização é essencial para que a função de organizar correr dentro dos conformes e dos respectivos “taimings”, já no que toca ao controlo é evidente que sem ele todo este processo poderá falhar.
A Administração seja ela uma arte, uma ciência, ou ambas, é praticada o tempo todo no dia-a-dia. Sabe-se que a Administração obteve diversos enfoques e visões diferentes através do tempo, contudo, apesar dos diferentes tratamentos da Administração pelo tempo, ela permanece como forma de aprimorar os meios para atingir os melhores fins. Seja através da arte, da racionalização ou do uso de ambos, a Administração propõe o desenvolvimento da melhor forma de agir para obter os resultados esperados.
O Planeamento centra-se no futuro. É o processo através do qual a gestão de topo, idealmente com a colaboração dos gestores dos outros níveis, define os propósitos globais da organização, a missão, os objectivos estratégicos e a forma de os alcançar. O resultado da função planeamento é um Plano Estratégico.
Em sentido geral organização é o modo como se organiza um sistema. É a forma escolhida para arranjar, dispor ou classificar objectos, documentos e informações. Em Administração, organização tem dois sentidos:
Combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos colectivos. Exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. As organizações são compostas de estrutura física, tecnológica e pessoas.
Modo como foi estruturado, dividido e sequenciado o trabalho.
Liderança está relacionada com um grupo de pessoas com motivação, objectivos, criatividade, comunicação, saber gerir, desenvolver, disciplina, responsabilidade, etc.
Liderar não é simples, um líder é aquele que conduz o grupo de uma forma organizada e responsável, com competências de elogiar os trabalhos dos outros, criticar e principalmente de saber motivar.
As funções de controlo estão directamente relacionadas com as funções de planeamento pois, são mecanismos que verificam e avaliam os desvios face aos objectivos estipulados.
Ana Pereira
O Acto de administrar consiste em quatro vertentes tais como : Liderar, Organizar, Planear e Controlar, estas vertentes premitem assim alcançar os objectivos da melhor forma possível.
Liderança consiste num processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipa que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que alcançem os objetivos da equipa e da organização.
Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos para assim tornar-se possível alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.
Planear é conceber um futuro desejado e os meios para ai chegar, o mais importante no planeamento não é relização de um plano mas sim do espirtio que se cria,e a motivação. O planeamento é a actividade que visa antissipadamente uma decisão, como, quando e onde serão realizados, por quem e quais os meios a utilizar.
Controlo está directamente relacionado com o planeamento pois
consiste em avaliar e controlar as actividades planeadas.
Marta Costa 2º AOE
A coesão do planeamento, organização, liderança e controlo tem o papel fulcral para o sucesso de um projecto ou uma empresa, na medida em que a deficiência de uma destas actividades pode provocar o fracasso na administração e por conseguinte haverá um risco de não atingir os objectivos:
-Não se pode tratar isoladamente o
planeamento,sem entrar no processo
estratégico, contribuindo assim de forma mais eficaz com a gestão dos administradores na obtenção dos seus resultados, prevendo alguns pontos como o que será, como será, a previsão de tempo e os intervenientes. E por outro lado permite ao administrador tomar medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades.
Na organização, depois dos objectivos estarem traçados, é necessário distribuir tarefas aos intervenientes e adequar aos recursos disponíveis e o que é necessário para a realização das tarefas. Por isso organizar tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas para facilitar a realização dos objectivos.
No acto de liderar o administrador tem como papel motivar e estar o mais “perto” possível dos colaboradores, com os objectivos de os influenciar os colaboradores a darem o melhor para a realização dos objectivos com sucesso e apoiar e encorajar perante os desafios.
No fim de todas as outras actividades é preciso que haja um acompanhamento do projecto/evento, com os propósitos de garantir que seja executado aquilo que foi planeado e de encontrar soluções para possíveis falhas que aparecerão durante durante a execução do mesmo.
Angelo Andrade 2º A/OE
Administrar é um conjunto de sucessivos processos, cada um com a sua importância sendo que todos tem que obter resultados positivos e eficazes. Tais como:
O planeamento em que os dados tem de ter por base factores reais, sendo que é desta fase que irá resultar grande parte do processo da administração feita pela empresa, terá de existir obrigatoriamente um planeamento cuidado e o mais rigoroso possível.
Um bom planeamento ajuda a que possamos gastar o nosso tempo de forma mais útil.
É o processo através do qual a administração de topo, idealmente com a colaboração dos gestores dos outros níveis, define os propósitos globais da organização, a missão, os objectivos estratégicos e a forma de os alcançar.
Qualquer falha enquanto a fase de planeamento poderá levar a graves problemas na administração da empresa.
A liderança exercida por uma ou mais pessoas têm que ter a força de saber motivar, inspirar, reconhecer e recompensar bem como planear e organizar, resolver problemas, consultar as pessoas e saber apurar responsabilidades.
Liderança é:
“...capacidade de um indivíduo para influenciar, motivar e habilitar outros a contribuírem para a eficácia e sucesso das organizações de que são membros...”
Sem uma boa organização, na qual as tarefas e as responsabilidades sejam racionalmente distribuídas, as empresas funcionam mal e consequentemente não dão lucro. Por outro lado, é fundamental que todos na empresa estejam conscientes dos objectivos de Marketing.
Isto significa que todo o contacto estabelecido com os clientes, tanto pelo meio de publicidade, como por contacto pessoal ou qualquer outro meio, deve transmitir uma única imagem sobre a empresa e o produto. Por exemplo, se uma empresa deseja transmitir uma imagem de qualidade nos serviços prestados, não adianta falar disso apenas na publicidade. Tem que garantir meios para que o consumidor comprove essa promessa.
E o Controlo que tem assumido, nos últimos anos, um papel progressivamente relevante na gestão empresarial, com destaque para a vertente da gestão, medição e monitorização da performance.
De um controlo de gestão eminentemente financeiro, evoluiu-se para um controlo de gestão estratégico, operacional e financeiro.
Esta relevância encontra justificação na complexidade dos problemas de gestão, quer a nível interno quer a nível do meio ambiente, e na necessidade de melhorar continuamente o desempenho e de optimizar resultados.
Daqui resulta uma maior necessidade de descentralização de poderes e responsabilidades para a concretização da visão estratégica definida, a fim de melhorar a eficiência e eficácia da empresa. Por outro lado, a descentralização exige uma maior coordenação global dos recursos económico-financeiros, materiais, humanos e de informação.
Como só pode ser melhorado o que pode ser medido, torna-se imprescindível implementar um sistema que meça o desempenho global, por área de negócio, produto, cliente, canal de distribuição, responsável,
ou seja, por segmento.
O acto de administrar consiste em planear, organizar, liderar e controlar.
Planear é a actividade que visa antecipadamente uma decisão, sobre determinados empreendimentos, como, quando e onde serão realizados, por quem e quais os meios a utilizar. Este consiste em desenvolver acções do presente, de modo a obter o futuro desejado.
Organizar é o processo de reunir recursos físicos e humanos essenciais para a execução de um fim planeado.
Liderar é desenvolver a visão do que é possível e ser capaz de inspirar outros a ajudá-lo a realizar uma determinada tarefa planeada para alcançar o objectivo/missão de uma organização.
Controlar é o dever de um lider ou de um conjunto de recursos humanos para inspeccionar, avaliar, verificar, vigiar determinadas tarefas realizadas por uma organização para que sejam executadas da melhor forma, de modo a concretizar o grande objectivo.
Ana Cavaco nº2112 2ºA/OE
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