Este blog serve essencialmente para partilhar as diversificadas temáticas que vão sendo discutidas e debatidas em aula. Servirá também para lançar algumas discussões, opiniões e alguns desafios a quem partilha o mesmo "mundo" da comunicação e do marketing que eu.
quinta-feira, 12 de março de 2009
Os Tipos de Previsão.
Tal como acordado em aula, apresenta um resumo da matéria leccionada tendo em conta o documento de apoio nº2
Bom Trabalho
17 comentários:
Anônimo
disse...
Resumo Os responsáveis de marketing consoante as decisões da natureza têm de fazer previsões sobre múltiplos aspectos do mercado, estes classificam-se em três categorias: Previsão incidindo sobre o meio ambiente (Previsões que se fazem normalmente numa óptica da evolução espontânea); Previsão incidindo sobre o comportamento de certos públicos (Incide na evolução espontânea de um público, ou nas suas respostas prováveis e acções realizadas pela organização); Previsão das vendas (Faz-se frequente numa óptica dupla “reacções do mercado” e “evolução espontânea”).
Horizontes da Previsão A curto prazo – de alguns dias a um ano; A médio prazo – de um a três anos; A longo prazo – mais de três anos.
Os técnicos de Marketing para a natureza de algumas decisões, são por vezes levados a fazer previsões sobre múltiplos aspectos. Essas mesmas previsões podem ser elaboradas sobre o meio envolvente onde se prevê as evoluções demográficas, culturais, económicas, entre outros (evolução espontânea). Sobre o comportamento de certos públicos que a organização se interessa, onde se prevê o que farão ou o que pensarão (concorrência, distribuíção, entre outros). Por fim, pode ser feita uma previsão das vendas que se utiliza numa ou nas duas anteriores.
Existem 3 formas de se fazer previsões sobre vários aspectos do mercado: • Previsão incidindo sobre o meio envolvente: Fazer previsões sobre as evoluções demográficas, económicas, institucionais, sociais, culturais e tecnológicas, que têm influência no trabalho da empresa. Óptica da evolução espontânea. • Previsão incidindo sobre o comportamento de certos públicos: Fazer previsões sobre o que o público, que interessa à empresa, vão pensar. Óptica da evolução espontânea. • Previsão de vendas: Fazem-se na óptica de evolução espontânea, ou utilizando a reacções de mercado ou ainda a óptica dupla
Os tipos de Previsão 1º Previsão incidindo sobre o meio envolvente Trata-se de prever vários tipos de evolução tais como: Demográficas Económicas Institucionais Sociais Culturais Tecnológicas Estes vários tipos são provisões normalmente são feitas na óptica de evolução espontânea.
2º Previsão incidindo sobre o comportamento de certos públicos Trata-se de prever o que farão ou o que pensarão os membros dos públicos pelo qual uma empresa se interessa: Concorrência Distribuição Consumidor Estes tipos de previsões podem-nos responder a vários pontos: A evolução espontânea de um público Responder a prováveis acções a realizar pela empresa.
3º Previsão de vendas Trata-se de uma junção das duas ópticas anteriores 1º - Evolução espontânea 2º - Reacções ao mercado
Horizontes da Previsão 1) Previsão a curto prazo – de alguns dias a 1 ano 2) Previsão a médio prazo – de 1 a 3 anos 3) Previsão a longo prazo - mais de 3 anos
Há três formas distintas de se realizarem previsões sobre aspectos do mercado. A primeira, que incide sobre o meio envolvente, consiste em realizar previsões sobre evoluções demográficas, económicas, institucionais, sociais, culturais e tecnológicas. Todas estas evoluções influenciam o trabalho realizado numa empresa. Outra forma de previsão incide sobre o comportamento de certos públicos, com o objectivo de descobrir o que o público alvo da empresa pensa e como irá agir. Ambas as formas de previsão mencionadas anteriormente encontram-se numa óptica de evolução espontânea. Finalmente, a previsão de vendas realiza-se na óptica de evolução espontânea mencionada anteriormente, ou ainda utilizando as reacções do mercado. Pode também ser realizada através da utilização de uma óptica dupla
Para se fazer previsões sobre os vários aspectos do mercado existem 3 formas distintas de o fazer, como fazer previsões sobre as evoluções demográficas, económicas, institucionais, sociais, culturais e tecnológicas, isto está incluído na previsão sobre o meio envolvente. Outra das formas de se fazer previsão de aspectos do mercado é da previsão sobre o comportamento de certos públicos que inclui previsão sobre o que o público, que interessa à empresa. E por ultimo temos a previsão de vendas, que vai na óptica da evolução espontânea.
Dentro das decisões que os responsáveis de Marketing têm de tomar, estes podem ser levados a fazer previsões, que podem ser classificados em 3 categorias, tais como: a previsão incidindo sobre o meio envolvente, que trata de prever as evoluções demográficas económicas, institucionais, sociais, culturais e tecnológicas susceptíveis de exercer uma influencia na actividade da organização considerada; previsão incidindo sobre o comportamento de certos públicos, em que se trata de prever o que os membros dos públicos pensam ou farão pelos quais uma organização se interessa; previsão de vendas, em que estas se fazem quer numa óptica de evolução espontânea, quer numa óptica de “reacções do mercado”, mas com mais frequência numa óptica dupla.
As previsões de venda têm 3 tipos que são: Previsão incidindo sobre o meio envolvente; Previsão sobre o comportamento de certos públicos e a previsão de vendas. Previsão de vendas incidindo sobre o meio envolvente; Esta previsão trata de prever a evolução demográfica económica, institucionais sociais culturais e tecnológica que serve para exercer uma certa influência sobre os vários públicos. Previsão incidindo sobre o comportamento de certos públicos; Hoje em dia o comportamento de certos públicos serve de análise nas suas organizações e na forma como surge na evolução espontânea das suas acções organizadas. Previsão de Vendas; Trata de analisar a evolução e a forma como os mercados tem vindo a sofrer vários tipos de reacções ao longo dos tempos que correm.
Existe três tipos de Previsão: 1º Previsão incidindo sobre o meio envolvente 2º Previsão incidindo sobre o Comportamento de certos públicos 3º Previsão de Vendas
Para se perceber melhor assim as Previsões existentes, podemos ver que ...
1º Gera numa optica da Evolução Espontanea
2º Toda esta previsão pode incidir na evolução espontanea de um público, ou nas suas respostas provaveis a acções realizadas pela organização.
3º Optica de Evolução Espontanea, que uma optica de reacções de mercado, mais frequentemente ainda, numa optica dupla.
Existe, ainda, 3 tipos de horizontes de Previsão:
Previsão a curto prazo : de alguns dias a um ano Previsão a médio prazo : de um a três anos Previsão a longo prazo : mais de trâs anos.
existem 3 formas diferenciadas de se prever o mercado: - a primeira através do meio envolvente, como a por exemplo a evoluçao da demografia, socioeconomicas, culturais ou msm institucionais... também existem previsões acerca da mudança de comportamento das pessoas, e por fim a previsão de vendas que acaba por ser a junçao dos dois conceitos anteriores, a Evolução espontânea e a Reacções ao mercado
Os responsáveis de marketing para tomarem decisões tem que analisar o mercado em múltiplos aspectos.estes estão divididos em três categorias:
Previsão que incide no meio ambiente. Esta é uma previsão que se faz numa óptica de uma evolução espontânea;
Previsão que incide no comportamento em certos públicos, esta previsão incide na evolução espotânea de um público, das suas respostas e das acções realizadas pela organização; por fim a previsão de vendas: Esta é uma previsão que s faz num óptca dupla nas "reacções do mercado" e na "evolução espontânea";
A função Definir perfil de previsão é um recurso de planejamento opcional que facilita a entrada de dados planejados.
Um perfil de previsão é um set de parâmetros (fatores de cálculo) que permite projetar valores planejados futuros com base nos valores existentes.
Cada perfil representa uma modelo de extrapolação específico que consiste em determinados fatores. Por exemplo, é possível projetar valores com um valor médio móvel.
No Marketing, a previsão ajuda as empresas e empresários a obterem conhecimentos mais profundos e renovados sobre o comportamento dos clientes e a planearem a próxima vaga de produtos e serviços.
As empresas e empresários podem contar com a ajuda do Marketing relativamente aos seus tipos previsão para compreenderem melhor os desejos, necessidades e comportamento dos clientes, de modo a obter um maior retorno do investimento.
O Marketing previsão pode ajudar a melhorar as práticas de prestação de serviços aos clientes.
Sendo atractiva, a utilização do marketing de previsão para definir novos produtos e serviços, está ainda na fase conceptual para muitos sectores.
Imaginemos que podemos ver o futuro e determinar exactamente que produtos ou serviços os nossos clientes desejarão. Numa economia global altamente competitiva, em cujo panorama se verificam alterações rápidas, é essencial efectuar previsões rigorosas e responder às exigências dos clientes. Os líderes de empresas enfrentam uma pressão cada vez maior para demonstrarem a validade do investimento em Marketing. No entanto, as estimativas bem sustentadas e as métricas tradicionais do Marketing não são suficientes para aumentar a quota de mercado e obter maior retorno do investimento.
Conhecemos alguns tipos de estudo de mercado relativamente ao Marketing. Como o estudo Económico, Domográfico, Sociais, Culturais, Institucionais e Tecnológicos.
Sendo que nas previões temos os variados prazos, conhecidos como: Curto Prazo*; Curto - Médio Prazo; Médio Prazo; Médio - Longo Prazo*; Longo Prazo*.
Os responsáveis de Marketing de tomar algumas decisões, podem fazer previsões múltiplas de aspectos de mercado os três grandes categorias: 1ª Previsão incidindo sobre o meio envolvente: esta previsão trata – se de prever as evoluções demográficas, económicas, instituicionais, sociais, culturais e tecnológicas. Este tipo de previsões faz – se geralmente numa óptica de evolução espontânea. 2ª Previsão incidindo sobre o comportamento de certos públicos: trata – se aqui de prever o que pensam os membros públicos pelos quais uma organização se interessa (concorrentes, distribuidores, consumidores, e.t.c). 3ª Previsão de vendas: fazem – se que numa óptica de “ revolução espontânea” quer numa óptica de “reacções de mercado” e mais frequente ainda, numa óptica dupla. Horizontes de previsão: Previsão a curto prazo: a partir de 1 ano Previsão a médio prazo: 1 a 3 anos Previsão a longo prazo: mais de 3 anos
1º Previsão sobre o meio envolvente -Precer evoluções demográficas, económicas, institucionais, sociais, culturais e tecnológicas, na óptica de evolução espontânea. 2º Previsão sobre o comportamento de certos públicos -Prever o que pensaram os membros dos públicos pelos seus interesses (concorrência, distribuição, consumidor,..). Evolução espontânea, suas respostas prováveis e acções realizadas. 3º Previsão de vendas -Faz-se numa óptica de evolução espontânea, reacções do mercado e até numa óptica dupla -Horizontes de previsão Curto prazo- dias a 1 ano Médio prazo- 1 a 3 anos Longo prazo- mais de 3 anos
A previsão sobre o meio envolvente trata-se de prever todo o tipo de evoluções: demográficas, económicas, institucionais, sociais, culturais e tecnológicas. A previsão sobre o comportamento de certos públicos, tem como objectivo prever o que farão e o que pensarão os concorrentes, distribuidores e consumidores. Este tipo de previsão tanto pode ser espontânea (através do público), ou provável (acções realizadas pela organização). A previsão das vendas faz-se frequentemente numa óptica dupla: revolução espontânea e reacções do mercado.
Os responsáveis de Marketing têm que por vezes fazer previsões de mercado que se dividem em três temas. - Previsão do meio envolvente: Prever as evoluções demográficas, económicas, institucionais, sociais, culturais e tecnológicas. Este tipo de previsões faz-se numa óptica de evolução espontânea. - Previsão de certos comportamentos públicos: Prever o que farão ou o que pensarão os membros dos públicos pelos quais uma organização se interessa (concorrentes, distribuidores, consumidores, etc.). Incidi na evolução espontânea de um público, ou nas suas respostas prováveis a acções realizadas pela organização. - Previsão de vendas: Fazem-se de três maneiras; óptica de «evolução espontânea», óptica de «reacções do mercado» e óptica dupla.
17 comentários:
Resumo
Os responsáveis de marketing consoante as decisões da natureza têm de fazer previsões sobre múltiplos aspectos do mercado, estes classificam-se em três categorias:
Previsão incidindo sobre o meio ambiente (Previsões que se fazem normalmente numa óptica da evolução espontânea);
Previsão incidindo sobre o comportamento de certos públicos (Incide na evolução espontânea de um público, ou nas suas respostas prováveis e acções realizadas pela organização);
Previsão das vendas (Faz-se frequente numa óptica dupla “reacções do mercado” e “evolução espontânea”).
Horizontes da Previsão
A curto prazo – de alguns dias a um ano;
A médio prazo – de um a três anos;
A longo prazo – mais de três anos.
Os técnicos de Marketing para a natureza de algumas decisões, são por vezes levados a fazer previsões sobre múltiplos aspectos. Essas mesmas previsões podem ser elaboradas sobre o meio envolvente onde se prevê as evoluções demográficas, culturais, económicas, entre outros (evolução espontânea). Sobre o comportamento de certos públicos que a organização se interessa, onde se prevê o que farão ou o que pensarão (concorrência, distribuíção, entre outros). Por fim, pode ser feita uma previsão das vendas que se utiliza numa ou nas duas anteriores.
Joana Gonçalves
Existem 3 formas de se fazer previsões sobre vários aspectos do mercado:
• Previsão incidindo sobre o meio envolvente: Fazer previsões sobre as evoluções demográficas, económicas, institucionais, sociais, culturais e tecnológicas, que têm influência no trabalho da empresa. Óptica da evolução espontânea.
• Previsão incidindo sobre o comportamento de certos públicos: Fazer previsões sobre o que o público, que interessa à empresa, vão pensar. Óptica da evolução espontânea.
• Previsão de vendas: Fazem-se na óptica de evolução espontânea, ou utilizando a reacções de mercado ou ainda a óptica dupla
Os tipos de Previsão
1º Previsão incidindo sobre o meio envolvente
Trata-se de prever vários tipos de evolução tais como:
Demográficas
Económicas
Institucionais
Sociais
Culturais
Tecnológicas
Estes vários tipos são provisões normalmente são feitas na óptica de evolução espontânea.
2º Previsão incidindo sobre o comportamento de certos públicos
Trata-se de prever o que farão ou o que pensarão os membros dos públicos pelo qual uma empresa se interessa:
Concorrência
Distribuição
Consumidor
Estes tipos de previsões podem-nos responder a vários pontos:
A evolução espontânea de um público
Responder a prováveis acções a realizar pela empresa.
3º Previsão de vendas
Trata-se de uma junção das duas ópticas anteriores
1º - Evolução espontânea
2º - Reacções ao mercado
Horizontes da Previsão
1) Previsão a curto prazo – de alguns dias a 1 ano
2) Previsão a médio prazo – de 1 a 3 anos
3) Previsão a longo prazo - mais de 3 anos
Há três formas distintas de se realizarem previsões sobre aspectos do mercado. A primeira, que incide sobre o meio envolvente, consiste em realizar previsões sobre evoluções demográficas, económicas, institucionais, sociais, culturais e tecnológicas. Todas estas evoluções influenciam o trabalho realizado numa empresa.
Outra forma de previsão incide sobre o comportamento de certos públicos, com o objectivo de descobrir o que o público alvo da empresa pensa e como irá agir.
Ambas as formas de previsão mencionadas anteriormente encontram-se numa óptica de evolução espontânea.
Finalmente, a previsão de vendas realiza-se na óptica de evolução espontânea mencionada anteriormente, ou ainda utilizando as reacções do mercado. Pode também ser realizada através da utilização de uma óptica dupla
Para se fazer previsões sobre os vários aspectos do mercado existem 3 formas distintas de o fazer, como fazer previsões sobre as evoluções demográficas, económicas, institucionais, sociais, culturais e tecnológicas, isto está incluído na previsão sobre o meio envolvente. Outra das formas de se fazer previsão de aspectos do mercado é da previsão sobre o comportamento de certos públicos que inclui previsão sobre o que o público, que interessa à empresa. E por ultimo temos a previsão de vendas, que vai na óptica da evolução espontânea.
Resumo:
Dentro das decisões que os responsáveis de Marketing têm de tomar, estes podem ser levados a fazer previsões, que podem ser classificados em 3 categorias, tais como: a previsão incidindo sobre o meio envolvente, que trata de prever as evoluções demográficas económicas, institucionais, sociais, culturais e tecnológicas susceptíveis de exercer uma influencia na actividade da organização considerada; previsão incidindo sobre o comportamento de certos públicos, em que se trata de prever o que os membros dos públicos pensam ou farão pelos quais uma organização se interessa; previsão de vendas, em que estas se fazem quer numa óptica de evolução espontânea, quer numa óptica de “reacções do mercado”, mas com mais frequência numa óptica dupla.
Catarina Carvalho
As previsões de venda têm 3 tipos que são: Previsão incidindo sobre o meio envolvente; Previsão sobre o comportamento de certos públicos e a previsão de vendas.
Previsão de vendas incidindo sobre o meio envolvente;
Esta previsão trata de prever a evolução demográfica económica, institucionais sociais culturais e tecnológica que serve para exercer uma certa influência sobre os vários públicos.
Previsão incidindo sobre o comportamento de certos públicos;
Hoje em dia o comportamento de certos públicos serve de análise nas suas organizações e na forma como surge na evolução espontânea das suas acções organizadas.
Previsão de Vendas;
Trata de analisar a evolução e a forma como os mercados tem vindo a sofrer vários tipos de reacções ao longo dos tempos que correm.
Resumo:
Existe três tipos de Previsão:
1º Previsão incidindo sobre o meio envolvente
2º Previsão incidindo sobre o Comportamento de certos públicos
3º Previsão de Vendas
Para se perceber melhor assim as Previsões existentes, podemos ver que ...
1º Gera numa optica da Evolução Espontanea
2º Toda esta previsão pode incidir na evolução espontanea de um público, ou nas suas respostas provaveis a acções realizadas pela organização.
3º Optica de Evolução Espontanea, que uma optica de reacções de mercado, mais frequentemente ainda, numa optica dupla.
Existe, ainda, 3 tipos de horizontes de Previsão:
Previsão a curto prazo : de alguns dias a um ano
Previsão a médio prazo : de um a três anos
Previsão a longo prazo : mais de trâs anos.
Raquel Lopes
existem 3 formas diferenciadas de se prever o mercado:
- a primeira através do meio envolvente, como a por exemplo a evoluçao da demografia, socioeconomicas, culturais ou msm institucionais...
também existem previsões acerca da mudança de comportamento das pessoas, e por fim a previsão de vendas que acaba por ser a junçao dos dois conceitos anteriores, a Evolução espontânea e a Reacções ao mercado
Os responsáveis de marketing para tomarem decisões tem que analisar o mercado em múltiplos aspectos.estes estão divididos em três categorias:
Previsão que incide no meio ambiente. Esta é uma previsão que se faz numa óptica de uma evolução espontânea;
Previsão que incide no comportamento em certos públicos, esta previsão incide na evolução espotânea de um público, das suas respostas e das acções realizadas pela organização;
por fim a previsão de vendas: Esta é uma previsão que s faz num óptca dupla nas "reacções do mercado" e na "evolução espontânea";
Fábio Ferreira
Definição de perfis de previsão
A função Definir perfil de previsão é um recurso de planejamento opcional que facilita a entrada de dados planejados.
Um perfil de previsão é um set de parâmetros (fatores de cálculo) que permite projetar valores planejados futuros com base nos valores existentes.
Cada perfil representa uma modelo de extrapolação específico que consiste em determinados fatores. Por exemplo, é possível projetar valores com um valor médio móvel.
Gesio Rodrigues N-1778 3 AM
Ivo Graça 1880 3ºAM
No Marketing, a previsão ajuda as empresas e empresários a obterem conhecimentos mais profundos e renovados sobre o comportamento dos clientes e a planearem a próxima vaga de produtos e serviços.
As empresas e empresários podem contar com a ajuda do Marketing relativamente aos seus tipos previsão para compreenderem melhor os desejos, necessidades e comportamento dos clientes, de modo a obter um maior retorno do investimento.
O Marketing previsão pode ajudar a melhorar as práticas de prestação de serviços aos clientes.
Sendo atractiva, a utilização do marketing de previsão para definir novos produtos e serviços, está ainda na fase conceptual para muitos sectores.
Imaginemos que podemos ver o futuro e determinar exactamente que produtos ou serviços os nossos clientes desejarão. Numa economia global altamente competitiva, em cujo panorama se verificam alterações rápidas, é essencial efectuar previsões rigorosas e responder às exigências dos clientes. Os líderes de empresas enfrentam uma pressão cada vez maior para demonstrarem a validade do investimento em Marketing. No entanto, as estimativas bem sustentadas e as métricas tradicionais do Marketing não são suficientes para aumentar a quota de mercado e obter maior retorno do investimento.
Conhecemos alguns tipos de estudo de mercado relativamente ao Marketing.
Como o estudo Económico, Domográfico, Sociais, Culturais, Institucionais e Tecnológicos.
Sendo que nas previões temos os variados prazos, conhecidos como:
Curto Prazo*;
Curto - Médio Prazo;
Médio Prazo;
Médio - Longo Prazo*;
Longo Prazo*.
Os responsáveis de Marketing de tomar algumas decisões, podem fazer previsões múltiplas de aspectos de mercado os três grandes categorias:
1ª Previsão incidindo sobre o meio envolvente: esta previsão trata – se de prever as evoluções demográficas, económicas, instituicionais, sociais, culturais e tecnológicas. Este tipo de previsões faz – se geralmente numa óptica de evolução espontânea.
2ª Previsão incidindo sobre o comportamento de certos públicos: trata – se aqui de prever o que pensam os membros públicos pelos quais uma organização se interessa (concorrentes, distribuidores, consumidores, e.t.c).
3ª Previsão de vendas: fazem – se que numa óptica de “ revolução espontânea” quer numa óptica de “reacções de mercado” e mais frequente ainda, numa óptica dupla.
Horizontes de previsão:
Previsão a curto prazo: a partir de 1 ano
Previsão a médio prazo: 1 a 3 anos
Previsão a longo prazo: mais de 3 anos
1º Previsão sobre o meio envolvente
-Precer evoluções demográficas, económicas, institucionais, sociais, culturais e tecnológicas, na óptica de evolução espontânea.
2º Previsão sobre o comportamento de certos públicos
-Prever o que pensaram os membros dos públicos pelos seus interesses (concorrência, distribuição, consumidor,..). Evolução espontânea, suas respostas prováveis e acções realizadas.
3º Previsão de vendas
-Faz-se numa óptica de evolução espontânea, reacções do mercado e até numa óptica dupla
-Horizontes de previsão
Curto prazo- dias a 1 ano
Médio prazo- 1 a 3 anos
Longo prazo- mais de 3 anos
Métodos de Previsão
A previsão sobre o meio envolvente trata-se de prever todo o tipo de evoluções: demográficas, económicas, institucionais, sociais, culturais e tecnológicas.
A previsão sobre o comportamento de certos públicos, tem como objectivo prever o que farão e o que pensarão os concorrentes, distribuidores e consumidores. Este tipo de previsão tanto pode ser espontânea (através do público), ou provável (acções realizadas pela organização).
A previsão das vendas faz-se frequentemente numa óptica dupla: revolução espontânea e reacções do mercado.
Mónica Lee nº1785
Os responsáveis de Marketing têm que por vezes fazer previsões de mercado que se dividem em três temas.
- Previsão do meio envolvente: Prever as evoluções demográficas, económicas, institucionais, sociais, culturais e tecnológicas. Este tipo de previsões faz-se numa óptica de evolução espontânea.
- Previsão de certos comportamentos públicos: Prever o que farão ou o que pensarão os membros dos públicos pelos quais uma organização se interessa (concorrentes, distribuidores, consumidores, etc.). Incidi na evolução espontânea de um público, ou nas suas respostas prováveis a acções realizadas pela organização.
- Previsão de vendas: Fazem-se de três maneiras; óptica de «evolução espontânea», óptica de «reacções do mercado» e óptica dupla.
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