domingo, 19 de outubro de 2008

Conceito de Projecto


“um projecto é um trabalho não repetitivo, planificado e realizado de acordo com especificações técnicas determinadas, e com objectivos de custos, investimentos e prazos pré-definidos. Também se define um projecto como um trabalho de volume e complexidade consideráveis, que se realiza com a participação de vários departamentos de uma empresa e eventualmente com a colaboração de terceiros"

Brown Boveri
Comente a importância do planeamento nos eventos.

18 comentários:

Anônimo disse...

Tudo parte de projectos, um projecto tem de ser estruturado e planificado.

Anônimo disse...

"É da regra na programação de projectos que haja diversas fases: 1) Definição dos objectivos; 2) Inventariação das diversas variantes (uma delas é não fazer nada) tendo em conta a dimensão (baseada em estudos de procura), a localização, as alternativas, etc. ; 3) Comparação das diferentes variantes, baseada em estudos de viabilidade económica e financeira; 4) Tomada de decisão; 5) Processo de Concurso e adjudicação; 6) Projecto de Execução (admitindo um concurso de concepção - construção, senão terá que haver outro concurso para a construção após o Projecto de Execução) permanentemente validado para que não apareçam soluções que contrariem os pressupostos dos estudos de viabilidade económica e financeira; 7) Execução (fase de construção baseada num planeamento aprovado, com fiscalização independente e um sistema de Controlo de Custos eficiente); 8) Arranque. Este é o modelo adulto de faseamento dos projectos."

Dr, encontrei esta definiçao das fases do projecto. Gostaria que corrigisse para saber o que falta, ou o que está errado.

Patricia Santos

Turma de Organização de Eventos

Anônimo disse...

A importãncia de um projecto para a nossa área, os eventos, é muitissímo relevante já que não se pode organizar nada sem se terem defenido primeiro os objectivos, o local, como vai decorrer, para quem é dirigido, ou seja, se isto não acontecer é obvio que o evento não terá o sucesso desejado, pois, por exemplo podemos ter lacunas como decorar um espaço para surfistas num bar de roqueiros e é claro que mesmo existindo um plano para o evento, há sempre algo que pode falhar, quanto mais se não se dermos importância àquilo que realmente queremos fazer e como é a melhor maneira de o conseguirmos.

Fernando Canelhas

Anônimo disse...

Carlos Santos
Nº 2164
Turma 1ªA/OE

O planificação de um evento é importante porque: O plano de um evento ajuda-nos a coordenaar o evento da melhor forma possivel.
Ajuda-nos a por em pratica o projecto passo a passo, para termos um projecto mais organizado e melhor extruturado.

Anônimo disse...

nos eventos é sempre necessário fazer um planeamento,para assim não existir falhas, fazer um projecto dos eventos é sempre uma mais valia. Porque imaginaremos que o evento é em cima da hora e sem planeamento,será mais complicado avançar com um evento não planeado.
Com um evento planeado é mais fácil corrigir as falhas existentes.

Ana SOfia Pereira 1ºA/OE 1983

Anônimo disse...

A importância do projecto n é nada mais nada menos que um meio para alcançar um fim, e que, sem a elaboração de um planeamento n é possivel alcançar o sucesso pois a sua coordenação e organizaçao potencia mais uma vez o seu sucesso ,um bom projecto dá melhores garantias de ser bem sucedido na concretização de um evento, enquanto que um mau planeamento poderá ter consequências imprevisíveis no seu desenvolvimento.

Bruno Sousa 1ºA/OE nº 1812

Unknown disse...

O projecto é essencial para um evento. Um projecto define-se como uma operação realizada não repetitiva, onde se estrutura, desenha, constrói, implementa e opera sendo que tem de existir sempre uma revisão final sobre estes "passos". É de onde surge a ideia, onde se calcula todos os custos e se planeia os prazos, e se faz a gestão de recursos utilizados. É também no projecto onde se empreende para o tamanho da obra a realizar. Marco único e exclusivo gerido por uma pessoa ou um grupo de pessoas. O ciclo de vida de um projecto define-se em três etapas: a fase de planificação; fase de execução; fase de entrega ou arranque.

Anônimo disse...

Quando partimos para a preparação de um evento, devemos estipular tudo ao pormenor (fazendo um projecto)
Neste apresentamos desde o espaço, até aos convidados, passando pela parte da gestão, gestão de recursos, criatividade, etc.
Este projecto existe para uma melhor organização e no fundo a certeza da conclusão de um bom evento.
Quando na organização de um evento um projecto não consta, partimos do princípio que a empresa e pouco organizada, logo o evento nunca tem uma margem de sucesso tão alargada como se este tivesse sido projectado.
A organização de um evento resulta directamente num contacto com o mundo real, quer pelo lado do tema inerente ao evento quer pelos contactos e interacções necessárias com as pessoas e empresas (de modo a angariar fundos, equipamento e autorizações necessárias), sendo uma experiência bastante enriquecedora, dado que é necessário superar os múltiplos problemas inerentes ao planeamento de eventos.

Mariana Pereira

Anônimo disse...

temos de planear bem o sítio para onde vamos realizar o evento, Saber quantas pessoas vão, de que se trata o evento para alguma informação possível.
se existe alguma possibilidade de contratar um DJ para o evento.

Sara Pereira 1ºA/OE

Anônimo disse...

Bom Dia Dr. Hugo Soares

A importância de um projecto num evento é dar o conhecimento do evento ao cliente.
Um projecto tem que ser bem apresentando, bem organizado, com informação necessária, e com bom objectivo.

Um projecto num evento serve para agradar um cliente, ou seja, um projecto para ser apresentado tem que ter a informação necessária, uma informação que em poucas palavras o cliente entenda o objectivo do projecto, não pode ter erros na escrita, tem que ter um bom slide de apresentação, as cores do projecto, etc.

Um projecto tem que ser bem planeado, desde a informação a apresentação.

Apresentar um projecto não é fácil, a pessoa tem que ter em mente o que se pretende dizer ao cliente, e gostar do próprio projecto.



Puja Dangi
1A/OE

Anônimo disse...

A importancia de um projecto para um evento e que nos permite fomentar a interdisciplinaridade, relacionando conhecimentos diversos,produzir produtos úteis e necessários ao evento,desenvolver a capacidade de questionar e imaginar o evento,desenvolver o seu papel de actor responsável e interveniente no evento, serve para estimular a motivação e a imaginação de todos os interessados no evento,basicamente por tras de um grande evento tem que constar um grande projecto.

cumprimentos Joao Barros

Anônimo disse...

Um técnico de eventos tem de pensar no evento, planeá-lo ao pormenor para que não haja a minima falha durante a sua realização. Para isto, é importante que se estruture um plano de acontecimentos, ou seja, que se faça um projecto do evento. Para definir: datas, lista de convidados, a forma como evento se vai desenrolar, local, hora, orçamento, entre outros.

Nesse mesmo projecto é também importante que se defina como se vai desenrolar o evento, quem faz o quê, como faz e porque motivo faz.

Sofia Martins Pereira . :D

Anônimo disse...

Angelo Andrade
Nº 2114 1ºA/OE

O planemento num evento é de extrema importancia porque é com o planeamento que se incorporam as ideias com o objectivo de oferecer o melhor serviço ao cliente. por isso é no planeamento que se desenvolve toda complexidade e os objetivos propostos para um projecto, providências e alternativas para as necessidades que podem surgir. Tambem é no planeamento que se define toda a programação social, cultural e turística, as empresas a serem contratadas; o organograma geral e as responsabilidades. Por isso é através do planeamanto que se prevê o producto de todo o evento.

Anônimo disse...

É e sempre será importante planear qualquer tipo de evento, para que este consiga atingir os seus grandes objectivos.

O local, o público-alvo, os orçamentos são dos grandes objectivos de um evento, como já referi anteriormente para que estes nao tenham falhas, é necessário um planeamento prévio.

Sofia Camilo 1ºA/OE

Anônimo disse...

O planeamento num evento é sem duvida a fase crucial de todo o evento, pois num evento tem de se ter tudo pensado e esse tudo não e o suficiente pois a sempre aquelas coisas que nos escapam, e tem de se ter logo resposta pronta e nessas coisas é que vem ao de cima todo o planeamento desenvolvido em volta do mesmo.

Anônimo disse...

O conceito projecto tem como significado propósito, uma intenção ou por outro lado um esquema, um plano ou um programa. Todos têm as suas fases, começando pelo inicio, depois passam pela especificação, desenho, construção, implementação, operação e por fim revisão, tudo tem de ter organização, para que corra da melhor maneira.
Um projecto permite-nos:
- desenvolver uma cultura de autonomia, pesquisa e reflexão nos alunos;
- desenvolver o seu papel de actor responsável e interveniente na comunidade;
- permitir o despertar de orientações vocacionais ou caminhos profissionais;
- fomentar a interdisciplinaridade, relacionando conhecimentos diversos;
- Desenvolver a capacidade de comunicar e exprimir as suas opiniões publicamente;
- Produzir produtos úteis e necessários à comunidade;
- Desenvolver a capacidade de questionar e imaginar

Anônimo disse...

Antes de tudo num evento tem que haver sempre como é obvio um estudo/planeamento! Para que no decorrer do evento tudo aconteça de forma a que todas as ideias iniciais que motivaram a realização do mesmo se contretizem seja em termos de lucros a curto/longo prazo, seja em termo de divulgação da marca, entre muitos outros exemplos. É importante que o planeamento seja executado com o maximo cuidado e rigor pois ele terá um conjunto de pontos a atingir e todos terão que ser alcançados senão a realização do mesmo não poderá ser considerada positiva, todos os eventos tem os seus custos e todos tem sempre as suas finalidades! É importante dár o devido falar á fase do projecto do evento...

João Ventura
1º A/OE

Anônimo disse...

Bom dia, Dr. Hugo

Quando organizamos um evento temos de ter em consideração muitos aspectos como: planear, coordenar, apresentar ao público o projecto, fazer promenores para o mesmo, objectivos, local, quando é que vai ser realizado, decoração, etc...

Um projecto para ser planeado tem de ser efectuado com algum tempo de antecedêncencia para ser bem estruturado.

Coordenar uma equipa é muito importante para o resultado final do evento.

A apresentação do evento ao público é muito importante para a colaboração e para o evento em si.

O local tem de ser apelativo e original.

Sofia Ferreira
Nº:2125
Turma: 1ºA/OE