Este blog serve essencialmente para partilhar as diversificadas temáticas que vão sendo discutidas e debatidas em aula. Servirá também para lançar algumas discussões, opiniões e alguns desafios a quem partilha o mesmo "mundo" da comunicação e do marketing que eu.
domingo, 19 de outubro de 2008
Uma ida às compras..
Depois de ter sido discutido e debatido em aula a ida às compras da familia Costa, analise destacando os seus comportamentos/ hábitos de compra, assim como as suas respectivas motivações.
O consumidor (família Costa) foi obrigado a alterar os seus hábitos de compra devido ao nascimento do seu filho, porque agora existem outros bens e serviços necessários, que tem de ter em conta quando vai as compras.
Por isso mesmo alteram se idas as compram, isto porque o consumidor é obrigado a mudar o seu comportamento de procura devido a existência de novas necessidades, que leva a ter que adquirir novos bens e serviços.
O hábito de compra ser num centro comercial, é devido a sentir se satisfeito, ter confiança nos produtos que adquire neste espaço comercial, e haver grande variedade de produtos que se encontram neste local é outro elemento da escolha de muito dos consumidores.
Um consumidor quando habitua se a comprar um determinado produto num ponto de venda e sente se confortável, seguro, confiante ao adquirir produtos neste espaço comercial, o consumidor não se vê a ir a outro espaço comprar produto idêntico, porque não tem confiança nesse espaço, este fenómeno, levado ao extremo, proporciona o comportamento de fidelização dos clientes a uma marca ou a um produto (ex. Notoriedade das marcas - como os Iogurtes, manteigas, leite, carnes), como podemos ver a Ana ficou muito desiludida ao não poder comprar o vestido na loja onde esta tem preferência, mas também não foi a outra com produto idêntico comprar por ter desconfiança não conhecer a marca.
Fazer uma lista de compras para ir ao hipermercado é mais um dos hábitos dos consumidores, em que tentam através deste método conseguir controlar os seus gastos, o que muitas vezes isso não acontece, pois existem muitas estratégias de marketing e merchandising nos pontos de venda que seduzem o consumidor a comprar mais do que estava previsto, as promoções é uma das estratégias utilizadas para seduzir o consumidor, isto provoca nos consumidores comportamentos de euforia muitas das vezes, ao lado dessas promoções são colocados produtos que pertencem há família do que se encontra em promoção, e o consumidor não só compra o produto que esta em promoção com também os outros que não estão, porque fazem parte dessa família de produtos (ex. João compra tapetes novos, e mais detergentes, camurças e esponjas, os lacticínios, e os sacos térmicos para levar os lacticínios, entre outros).
O atendimento que o consumidor recebe quando se desloca a um ponto de venda também influência a compra dum produto, um consumidor (Família Costa) que se desloque a um ponto de venda (talho) e esteja habituado a receber um determinado atendimento, e ao chegar a esse espaço não encontrar o atendimento habitual, provoca logo um comportamento de desconforto e desconfiança em adquirir os produtos que habitualmente leva, pois estes não recebem o habitual atendimento (Sr.: Luís Homem do Talho) que estão habituados a levar sempre que se deslocam a este local.
Outro habito dos consumidores é adquirir produtos através do comportamento de confiança de outra pessoa, acontece muitas das vezes uma pessoa de confiança indicar um produto (a tia indicou determinada farinha para comprar e o João comprou) este compra esse produto só porque esta pessoa lhe disse que era boa opção de compra, e este ter bastante confiança nessa pessoa é muito habitual isto acontecer, no mundo dos consumidores.
Como as compras por impulso, como acontece com a Inês que tem que comprar a cosmopolita por ser a revista de eleição, e estas zonas de compras por impulso (encontram se sempre revistas, pastilhas, entre outros produtos) estão sempre junto as caixas de pagamento, o que leva a gastarem mais uns euros antes de saírem do hipermercado.
Para finalizar o consumidor é um ser que encontra se sempre a ser bombardeado com novos produtos, novas tendências, que o leva de um momento para o outro a mudar de hábitos, costumes, comportamentos.
Todos os consumidores são diferentes, por consequência os seus comportamentos/hábitos influenciam as suas atitudes perante as situações. Neste caso, trata-se de um casal, que escolheu constituir família ao ter o filho André (18 meses). Ao nascer um filho as necessidades do João e da Ana aumentaram, optando-se assim por compras mensais.
“O local escolhido é sempre o mesmo que casaram” O casal vê-se interessado e fiel na escolha de irem ao Centro Comercial, pois tem a mais-valia de ter um leque de produtos diferentes no mesmo local. Observa-se também uma “desilusão” do consumidor (Ana) em relação ao “vestido que ia fazer o sucesso da noite”. O facto de não haver o vestido que a Ana queria pode influenciar a atitude e expectativas que esta pode ter no futuro sobre marca.
Mais tarde, o casal vai ao hipermercado, com o pensamento “aqui não há surpresas”, mostrando que a Ana e o João costumam sair satisfeitos. À também uma atenção especial, “tirar a lista da mal”, ou seja, o casal tem o cuidado de preparar o que vai comprar, limitando assim a escolha de outros produtos. Mas neste sábado o contrário aconteceu, pois o João deparou-se e encantou-se com “os artigos de promoção da semana”. Conclui-se aqui que o cliente surpreendeu-se com produtos novidades, proporcionando ao mesmo tempo a compra por impulso.
Mais à frente, a Ana tem uma “nova desilusão”. O Sr. Miguel que lhe prepara atenciosamente a carne para o filho está de folga. Não confiando tanto no outro empregado “veja lá.. tenho confiança no seu colega”, isto explica como atendimento numa empresa tem que ser personalizado e cuidadoso consoante os pedidos/necessidades do seu cliente e mostra também que os clientes gostam de chegar à loja e não terem que dizer sempre o mesmo “tenho o menino..as vacas loucas…é preciso ter cuidado”
Na zona dos lacticínios “iogurtes, leite, manteiga têm de ser de marcas de confiança”, o casal discorda pois a Ana tem confiança/segurança/conhecimento/ hábito sobre a “Danone/Matinal”. Muitas vezes, os clientes não têm vontade de trocar produtos, pois já estão habituados e com “pouca vontade” de experimentarem novos produtos que não conhecem e não sabem se podem confiar.
Na secção de papas/fraldas a Ana mostra-se contente por ter quem a aconselhe “sobre produtos de confiança”, demonstra novamente que quando alguém é fiel a uma marca, tem por hábito aconselhá-la e este casal mesmo que não conheça a marca em questão fica com curiosidade por experimentar algo que lhe foi aconselhado por alguém próximo.
Nos detergentes o casal preocupa-se “amigos do ambiente” e ao chegar à caixa “sacos ecológicos”. Aqui pode-se considerar que o casal pode ser atarefado e com pouco tempo para se dedicar a causas/preocupações ambientais, tentando assim, sê-lo nestas pequenas coisas.
“Acabámos por nos despachar em pouco tempo” O tempo é um factor importante na atitude do consumidor, pois como pode fazê-lo comprar mais produtos, pode fazê-lo nem ver tantos produtos pelo pouco tempo que dispõe. Neste caso, o tempo proporcionou à Ana comprar “a minha revista preferida”.
Paragens como ”cinema em casa e câmara de vídeo” vão aumentar, pois a família Costa aumentou e novos hábitos vão crescer à medida que o tempo for passando, tal e qual com o André… carlota penim 2ºa/vi
2 comentários:
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
O consumidor (família Costa) foi obrigado a alterar os seus hábitos de compra devido ao nascimento do seu filho, porque agora existem outros bens e serviços necessários, que tem de ter em conta quando vai as compras.
Por isso mesmo alteram se idas as compram, isto porque o consumidor é obrigado a mudar o seu comportamento de procura devido a existência de novas necessidades, que leva a ter que adquirir novos bens e serviços.
O hábito de compra ser num centro comercial, é devido a sentir se satisfeito, ter confiança nos produtos que adquire neste espaço comercial, e haver grande variedade de produtos que se encontram neste local é outro elemento da escolha de muito dos consumidores.
Um consumidor quando habitua se a comprar um determinado produto num ponto de venda e sente se confortável, seguro, confiante ao adquirir produtos neste espaço comercial, o consumidor não se vê a ir a outro espaço comprar produto idêntico, porque não tem confiança nesse espaço, este fenómeno, levado ao extremo, proporciona o comportamento de fidelização dos clientes a uma marca ou a um produto (ex. Notoriedade das marcas - como os Iogurtes, manteigas, leite, carnes), como podemos ver a Ana ficou muito desiludida ao não poder comprar o vestido na loja onde esta tem preferência, mas também não foi a outra com produto idêntico comprar por ter desconfiança não conhecer a marca.
Fazer uma lista de compras para ir ao hipermercado é mais um dos hábitos dos consumidores, em que tentam através deste método conseguir controlar os seus gastos, o que muitas vezes isso não acontece, pois existem muitas estratégias de marketing e merchandising nos pontos de venda que seduzem o consumidor a comprar mais do que estava previsto, as promoções é uma das estratégias utilizadas para seduzir o consumidor, isto provoca nos consumidores comportamentos de euforia muitas das vezes, ao lado dessas promoções são colocados produtos que pertencem há família do que se encontra em promoção, e o consumidor não só compra o produto que esta em promoção com também os outros que não estão, porque fazem parte dessa família de produtos (ex. João compra tapetes novos, e mais detergentes, camurças e esponjas, os lacticínios, e os sacos térmicos para levar os lacticínios, entre outros).
O atendimento que o consumidor recebe quando se desloca a um ponto de venda também influência a compra dum produto, um consumidor (Família Costa) que se desloque a um ponto de venda (talho) e esteja habituado a receber um determinado atendimento, e ao chegar a esse espaço não encontrar o atendimento habitual, provoca logo um comportamento de desconforto e desconfiança em adquirir os produtos que habitualmente leva, pois estes não recebem o habitual atendimento (Sr.: Luís Homem do Talho) que estão habituados a levar sempre que se deslocam a este local.
Outro habito dos consumidores é adquirir produtos através do comportamento de confiança de outra pessoa, acontece muitas das vezes uma pessoa de confiança indicar um produto (a tia indicou determinada farinha para comprar e o João comprou) este compra esse produto só porque esta pessoa lhe disse que era boa opção de compra, e este ter bastante confiança nessa pessoa é muito habitual isto acontecer, no mundo dos consumidores.
Como as compras por impulso, como acontece com a Inês que tem que comprar a cosmopolita por ser a revista de eleição, e estas zonas de compras por impulso (encontram se sempre revistas, pastilhas, entre outros produtos) estão sempre junto as caixas de pagamento, o que leva a gastarem mais uns euros antes de saírem do hipermercado.
Para finalizar o consumidor é um ser que encontra se sempre a ser bombardeado com novos produtos, novas tendências, que o leva de um momento para o outro a mudar de hábitos, costumes, comportamentos.
Nuno Fonseca 2ª Avi nr:1956
Fique bem..
Comportamento do Consumidor
Todos os consumidores são diferentes, por consequência os seus comportamentos/hábitos influenciam as suas atitudes perante as situações. Neste caso, trata-se de um casal, que escolheu constituir família ao ter o filho André (18 meses). Ao nascer um filho as necessidades do João e da Ana aumentaram, optando-se assim por compras mensais.
“O local escolhido é sempre o mesmo que casaram”
O casal vê-se interessado e fiel na escolha de irem ao Centro Comercial, pois tem a mais-valia de ter um leque de produtos diferentes no mesmo local.
Observa-se também uma “desilusão” do consumidor (Ana) em relação ao “vestido que ia fazer o sucesso da noite”. O facto de não haver o vestido que a Ana queria pode influenciar a atitude e expectativas que esta pode ter no futuro sobre marca.
Mais tarde, o casal vai ao hipermercado, com o pensamento “aqui não há surpresas”, mostrando que a Ana e o João costumam sair satisfeitos.
À também uma atenção especial, “tirar a lista da mal”, ou seja, o casal tem o cuidado de preparar o que vai comprar, limitando assim a escolha de outros produtos. Mas neste sábado o contrário aconteceu, pois o João deparou-se e encantou-se com “os artigos de promoção da semana”. Conclui-se aqui que o cliente surpreendeu-se com produtos novidades, proporcionando ao mesmo tempo a compra por impulso.
Mais à frente, a Ana tem uma “nova desilusão”. O Sr. Miguel que lhe prepara atenciosamente a carne para o filho está de folga.
Não confiando tanto no outro empregado “veja lá.. tenho confiança no seu colega”, isto explica como atendimento numa empresa tem que ser personalizado e cuidadoso consoante os pedidos/necessidades do seu cliente e mostra também que os clientes gostam de chegar à loja e não terem que dizer sempre o mesmo “tenho o menino..as vacas loucas…é preciso ter cuidado”
Na zona dos lacticínios “iogurtes, leite, manteiga têm de ser de marcas de confiança”, o casal discorda pois a Ana tem confiança/segurança/conhecimento/ hábito sobre a “Danone/Matinal”. Muitas vezes, os clientes não têm vontade de trocar produtos, pois já estão habituados e com “pouca vontade” de experimentarem novos produtos que não conhecem e não sabem se podem confiar.
Na secção de papas/fraldas a Ana mostra-se contente por ter quem a aconselhe “sobre produtos de confiança”, demonstra novamente que quando alguém é fiel a uma marca, tem por hábito aconselhá-la e este casal mesmo que não conheça a marca em questão fica com curiosidade por experimentar algo que lhe foi aconselhado por alguém próximo.
Nos detergentes o casal preocupa-se “amigos do ambiente” e ao chegar à caixa “sacos ecológicos”. Aqui pode-se considerar que o casal pode ser atarefado e com pouco tempo para se dedicar a causas/preocupações ambientais, tentando assim, sê-lo nestas pequenas coisas.
“Acabámos por nos despachar em pouco tempo”
O tempo é um factor importante na atitude do consumidor, pois como pode fazê-lo comprar mais produtos, pode fazê-lo nem ver tantos produtos pelo pouco tempo que dispõe. Neste caso, o tempo proporcionou à Ana comprar “a minha revista preferida”.
Paragens como ”cinema em casa e câmara de vídeo” vão aumentar, pois a família Costa aumentou e novos hábitos vão crescer à medida que o tempo for passando, tal e qual com o André…
carlota penim 2ºa/vi
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