O estudo de mercado é o processo de recolha, análise e interpretação de informações sobre o mercado. Antes de discutirmos a elaboração de um estudo de mercado vamos debruçar-nos sobre a razão pela qual a informação sobre o mercado é necessária nos negócios.
Gerir um negócio significa tomar decisões- a maior parte do tempo.
Algumas destas decisões são triviais, com consequências a curto prazo não muito graves, caso tenham sido mal tomadas. Outras, afectam as perspectivas de sobrevivência do negócio a longo prazo. Seja qual for a natureza ou dimensão da decisão o denominador comum é a necessidade de informação.
Imagine-se a andar nas montanhas. Chega a um cruzamento e tem de decidir se deve ir para a esquerda ou para a direita. A sua decisão deve ser tomada tendo por base a melhor informação disponivel no momento: por onde passou até chegar ao cruzamento, qual das alternativas parece mais viável, que pode ver mais adiante por aí fora . Pode, no entanto, optar pela decisão errada e acabar por cair num precipicio. Fazendo uma retrospectiva concluirá que o seu infortúnio se deveu à falta de informação de que dispunha na altura. Um bom mapa, por exemplo teria suprido essa falha. Assim acontece com os negócios. A informação é necessária para aumentar as suas hipóteses de tomar as melhores decisões e os estudos de mercado são um dos «mapas» disponiveis a quem toma decisões nos negócios. É óbvio que isto não lhe dá a certeza de chegar sempre à conclusão ou objectivo fixado, uma vez que ao «mapa» pode faltar informação ou estar desactualizado.
Regra geral, no estudo de mercado existe uma maior preocupação com as funções de mercado do que as de direcção de produto, pessoal ou financeira. Dado o carácter crucial do marketing em qualquer negócio, as consequências das decisões tomadas nesta área irão inevitavelmente afectar outras funções, e as próprias técnicas usadas neste tipo de estudo podem ser aplicadas noutras áreas como a direcção de pessoal .
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