quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Relações Públicas

"RP são um conjunto sistemático de acções de comunicação, de relação e de contacto, que concretizam a filosofia da instituição de querer estabelecer com as suas envolventes internas e externas relações confiantes e de aceitação social, em suma, relações que definam um estatuto de cidadania e vizinhança completas de uma organização face às suas envolventes."

Américo Ramalho

Pesquise e comente a importância das Relações Públicas para as organizações.

Bom trabalho :)

1/AOE

6 comentários:

Anônimo disse...

As actividades de um Relações Públicas são de grande importância na construção da imagem organizacional, uma vez que este profissional trabalha com o planeamento de comunicação, objectivando adquiri uma imagem positiva. E, na maioria das vezes, esta imagem positiva dá-se através de um bom relacionamento com todos os públicos.
O objectivo de um Relações Públicas de uma Organização é obter de cada membro, o orgulho de pertencer à mesma, tornando-se mais produtivo, com uma opinião bastante positiva e com valores em comum, evitando assim conflitos sociais prejudiciais ao bom andamento da empresa e à imagem que ela deseja fornecer de si própria. Deste modo construindo uma imagem positiva interiormente, através de programas de motivação, esta será projectada para o exterior da organização atingindo o público externo da mesma. Em suma, o Relações Públicas é quem trabalha e passa a imagem da empresa, não só para o público-alvo e exterior, mas também para o interno, que por vezes é o mais importante. Ter uma boa imagem perante os investidores e accionistas é tão ou mais importante como a imagem que é transmitida para o público exterior.


Ana Medeira Nº 2113 1º A/OE

Anônimo disse...

Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as directrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de acção para conquistar a compreensão e a aceitação públicas.


James E. Grunig
___________________________________

A importância de Relações Públicas para as organizações é
manter o público interno informado, as relações públicas preocupam-se em identificar os vários grupos e garantir o entendimento entre eles e a empresa.
Relações Públicas exerce uma função estratégica importante nas organizações modernas ao planejar e executar sua comunicação e seus relacionamentos com os mais diversos públicos.


Puja Dangi nº2124 1ºA/OE

Anônimo disse...

O profissional de RP utiliza a informação para exercer a comunicação entre a organização e seus públicos, ele é um negociador e um mediador que visa integrar os interesses, tanto da organização quanto dos públicos, promovendo acordos. Portanto, o profissional de RP é um administrador da comunicação e do relacionamento entre a organização e seus públicos.

São diversos os públicos de uma organização, alguns exemplos são:os funcionários, os consumidores, o governo e os concorrentes. Os públicos podem fazer com que a organização obtenha sucesso ou fracasso, pois toda organização trabalha para oferecer algo a algum público que, por sua vez, pode ficar satisfeito ou não com suas ações. A insatisfação excessiva do público com uma organização pode comprometer a sua imagem por um longo tempo. O profissional de RP trabalha para que isso não aconteça. Por meio deste trabalho, ele auxilia as organizações na construção e manutenção de sua reputação e sua imagem. Daí vem a importância das Relações Públicas para qualquer organização.

Ana Pereira nº 1983, 1OE

João Ventura disse...

As relações públicas são a ciência e a arte de facilitar a comunicação a todos os níveis. Difere do marketing por não ter um objectivo directo de vendas.

O trabalho de relações públicas é baseado numa comunicação planeada e cumpre um papel muito importante em qualquer empresa, fábrica, instituição, organização ou associação. O trabalho de relações públicas gere e desenvolve o nível de confiança necessário dentro da organização para criar liberdade de acção nas actividades que estiverem a decorrer ou estejam planeadas.

"As RP são a função da administração que identifica, establece e mantém relações que beneficiem mutuamente a organização e os vários públicos dos quais depende o seu sucesso ou fracasso."

Relações Públicas segundo Harold Burson:
http://www.youtube.com/watch?v=iGalAjyq0jY

Anônimo disse...

È uma estratégia utilizada pelas pelas empresas par gerir e desenvolver o nível de confiança para com o publico e aumentar o nivel de vendas

Isto tudo à base da comunicação, e tendo como meio o entendimento, aceitação e cooperação entre a organização e os seus públicos; envolve a gestão de problemas ou temas importantes; ajuda a administração a manter-se informada sobre a opinião pública e pronta a responder perante ela; define e sublinha a responsabilidade da administração em servir o interesse do público.



Angelo Nº 2114 Turma: 1º A/OE

Anônimo disse...

Relações Públicas é um esforço deliberado, planeado e continuado para estabelecer e manter o entendimento mútuo entre uma organização e os seus públicos.

O trabalho de relações públicas é baseado numa comunicação planeada e cumpre um papel muito importante em qualquer empresa, fábrica, instituição organização ou associação. O trabalho de relações públicas gere e desenvolve o nível de confiança necessário dentro da organização para criar liberdade de acção nas actividades que estiverem a decorrer ou estejam planeadas.

As relações públicas servem vários interesses numa organização. Para a administração, o trabalho de relações públicas é uma ferramenta estratégica e de acção, desenvolvendo o conhecimento, atitude e compromisso dos stakeholders (intervenientes). Para os funcionários, isto significa ter a possibilidade de participação. A comunicação é ainda um pré-requisito para um processo de tomada de decisão democrático.

Além de manter o público interno informado, as relações públicas preocupam-se em identificar os vários grupos e garantir o entendimento entre eles e a administração.

Outras funções referem-se a:

Comunicar com os meios de comunicação social

Realizar pesquisas de Relações Públicas

Dar apoio ao processo de decisão

Sofia Ferreira nº2125 1ºA/OE