quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Comunicação de Marketing

"No seu sentido mais amplo a comunicação de marketing abrange o conjunto dos meios de que uma empresa se serve para trocar informações com o seu mercado. Por conseguinte contempla tanto a comunicação de fora para dentro ( ex: estudos de mercado ), como a comunicação de dentro para fora ( ex: a publicidade ). No entanto tornou-se habitual restringir a designação " comunicação de marketing" à comunicação em que a empresa toma a iniciativa de se dirigir ao seu público, tanto externo como interno, e é esse o sentido que aqui prevalecerá. A comunicação de marketing pode incluir não só a comunicação da empresa com o público consumidor, como também a comunicação destinada a motivar os seus trabalhadores para um desempenho mais satisfatório, usualmente chamada marketing interno.
O que faz a especificidade da comunicação de marketing enquanto forma de comunicação humana é o seu propósito comercial. Como disse, de forma lapidar , Raymond Rubicam, um dos fundadores da Young & Rubicam : "O único propósito da publicidade é vender; não tem qualquer outra justificação digna de ser mencionada".
Naturalmente tudo o que uma empresa faz comunica algo ao público. Todos os elementos do seu marketing-mix participam nesse processo, pois o público forma uma ideia positiva ou negativa sobre a empresa em qualquer situação em que entre em contacto com ela, com os seus produtos ou com os seus colaboradores. Por exemplo, as instalações de uma empresa e os seus locais de atendimento ao público dizem muito sobre ela, e o mesmo sucede com o design dos seus produtos, as declarações dos seus porta-vozes ou as atitudes dos seus funcionários."


João Pinto e Castro
Comunicação de Marketing

21 comentários:

Anônimo disse...

doutor na minha opiniao acho que pos uma defenição muito grande e acabei por não perceber nada.

diga-me o que acha desta defenição

"Marketing engloba todo o conjunto de actividades de planeamento, concepção e concretização, que visam a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos."

vanessa viegas nº2087 1ºA/VI

Hugo disse...

Cara aluna, esta definição é de comunicação de marketing e não de marketing que é a que a sua turma deverá comentar. Amanhã a mesma já estará disponovel no blog e poderão fazer os vossos comentários.
Bom fim de semana

Anônimo disse...

Comunicação de marketing é o conjunto de meios que uma empresa utiliza para trocar informações com o seu mercado.

Anônimo disse...

A comunicaçao é feita para indicarmos algo a uma ou várias pessoas.. enão juntamos o marketing que é públicidade... entao eles atrasvés do marketing comunicam ás pessoas... como por exemplo querem que as pessoas saibam sobre uma marca e que saibam que ela existe etc. uzam a comunicaçao de marketing (a publicidade a comunicar).

Ana Xavier 1ºA/OE disse...

comunicação de marketing tem um conjunto dos meios de que uma empresa serve para trocar informações com o mercado.

A comunicação divulga algo para um determinado público-alvo, através de várias coisas, tais como, cartazes, mupis, flyers, outdoors etc...

Unknown disse...

Na minha opinião a comunicação de marketing é o meio utilizado pelas empresas de modo a dar a conheer os seus serviços e produtos aos consumidores, utilizando diversos meios como, a internet, os outdors, os flyers, os mupis, e até mesmo os simples papéis entregues em sitios de maior movimento.


Fellipe Guedes nº 2131 1ºA/OE

Anônimo disse...

A comunicaçao é feita para indicarmos algo a uma ou várias pessoas.. enão juntamos o marketing que é públicidade... entao eles atrasvés do marketing comunicam ás pessoas... como por exemplo querem que as pessoas saibam sobre uma marca e que saibam que ela existe etc. uzam a comunicaçao de marketing (a publicidade a comunicar).

ass: Rita Quintas
Nº 2137
1º A/OE

Milton Gomes 1ºA/OE disse...

A comunicação de marketing é um conjunto de meios que uma empresa utiliza,e possibilita dar informações para as pessoas. A comunicação que a empresa utiliza para se dirigir ao público, pode incluir não só a comunicação da empresa como também do público consumidor para que este saiba se tem a ver com ele ou não.

Milton Gomes disse...

A comunicação de marketing é um conjunto de meios que uma empresa utiliza,e possibilita dar informações para as pessoas. A comunicação que a empresa utiliza para se dirigir ao público, pode incluir não só a comunicação da empresa como também do público consumidor para que este saiba se tem a ver com ele ou não.

1ºA/OE

Anônimo disse...

Comunicação de Marketing
A comunicação de marketing engloba o conjunto dos meios de que uma empresa se serve para trocar informações com o seu mercado.A comunicação de fora para dentro (ex. estudos de mercado ), como a comunicação de dentro para fora ( ex: a publicidade ).

ass Luis Gemelgo 1º A/OE

Anônimo disse...

Comunicação de marketing abrange o conjunto dos meios de que uma empresa se serve para trocar informações.Por conseguinte contempla tanto a comunicação de fora para dentro como a comunicação de dentro para fora.No entanto tornou-se habitual restringir a designação " comunicação de marketing". Ccomunicação em que a empresa de marketing pode incluir não só a comunicação da empresa com o público consumidor, como também a comunicação destinada a motivar os seus trabalhadores para um desempenho mais satisfatório, usualmente chamada marketing interno.
Mariana simoes 1ºAOE

Anônimo disse...

Comunicação de Marketing
A comunicação de marketing engloba o conjunto dos meios de que uma empresa se serve para trocar informações com o seu mercado.A comunicação de fora para dentro (ex. estudos de mercado ), como a comunicação de dentro para fora ( ex: a publicidade ).

ass Luis Gemelgo 1º A/OE

pedro ventura 1ºAOE disse...

pelo que eu percebi comunicação de marketing é algo que uma empresa usa para trocar informações com o seu mercado.
desculpe doutor acho que está muito confuso =)

Anônimo disse...

Comunicação de Marketing abrange os meios utilizados pela empresa para trocar informações com o mercado e tem como objectivo vender.
O marketing interno é a comunicação da empresa para os seus trabalhadores.
O público forma uma ideia positiva ou negativa da empresa através dos seus produtos, dos seus colaboradores, das suas instalações, dos locais onde atende os clientes, do design dos seus produtos e das atitudes dos seus funcionários.

Vera Lúcia 1ºA/OE disse...

Comunicação de Marketing é o conjunto dos meios que uma empresa se serve para trocar informações com o seu mercado.
Se for uma comunicação de fora para dentro é por exemplo um estudo de mercado, se for de dentro para fora é uma publicidade.

Anônimo disse...

A comunicação de marketing circunscreve o conjunto dos meios de que uma empresa se serve para trocar informações com o seu mercado. A comunicação de marketing pode abranger não só a comunicação da empresa com o público consumidor, como também a comunicação destinada a originar os seus trabalhadores para um desempenho mais aceitável, usualmente chamada marketing interno.
O que faz da comunicação de marketing enquanto forma de comunicação humana é o seu propósito comercial.
Naturalmente tudo o que uma empresa faz comunica algo ao público, pois o público forma uma ideia positiva ou negativa sobre a empresa em qualquer situação em que entre em contacto com ela, com os seus produtos ou com os seus colaboradores.

Joana Ribeiro 1ºAOE

Anônimo disse...

Comunicação de Marketing abrange os meios utilizados pela empresa para trocar informações com o mercado e tem como objectivo vender.
O marketing interno é a comunicação da empresa para os seus trabalhadores.
O público forma uma ideia positiva ou negativa da empresa através dos seus produtos, dos seus colaboradores, das suas instalações, dos locais onde atende os clientes, do design nos seus produtos e das atitudes dos seus funcionários.

Andreia Ferreira nº2169 1ºAOE

Filipa Moreira disse...

a comunicação de marketing são os meios que uma empresa utiliza para atingir o seu público alvo, o seu mercado. esta comunicaçºao pode ser directa ou indirecta. indirecta quando a empresa estuda o seu target, directa quando a empresa já foi capaz de atingir o target, com publicidade, por exemplo.
mas esta designação nao se utiliza só para o público mas também para o publico da propria empresa, para que consigam trabalhar em conjunto com os mesmos idiais e objectivos. esta comunicação dentro da propria empresa serve também para aperfeiçoar a imagem desta, pois a imagem é super importante para o cliente ou o p´roprio publico alvo que será "atingido".

Unknown disse...

Comunicação de Marketing é a informação interna (Estudos de mercado) ou externa (publicidade) que ocorre dentro da empresa, ou seja o Marketing é a imagem de uma empresa, tudo da empresa ( estabelecimentos,funcionários,design dos produtos,etc...)

Anônimo disse...

Comunicação de marketing é o conjunto de meios que uma empresa utiliza para trocar informação com o seu mercado.


Mónica de Sousa

1ºA/OE

Anônimo disse...

A comunicação de Marketing na minha opinião é o conjunto de meios que serve para trocar informações no mercado de trabalho. A comunicação de marketing é um modo como as empresas se dirigem-se para os clientes mas também para motivar os trabalhadores para um melhor desempenho.

Lara Maltez 1ºAOE Nº2178